Moradores da Vila Liberdade em Porto Alegre começam a receber Bônus-Moradia

Em 27 de janeiro de 2013, na mesma noite em que um incêndio provocou a morte de 242 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria, chamas também consumiram casas na Vila Liberdade, nas proximidades de onde hoje fica a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Uma mudança de postura no setor de habitação influenciará numa situação que se estende por quase uma década. Na tragédia da Capital, não houve vítimas, mas 90 casas foram destruídas e 194 famílias ficaram desalojadas.

Por meio de bônus-moradia, as vítimas do fogo poderão adquirir residências em qualquer parte do Rio Grande do Sul. Enquanto a prefeitura estendeu promessas de construir 700 moradias na região – uma área estadual que era ocupada pelas famílias –, contemplando todos os moradores da Vila Liberdade, mesmo os que não tiveram suas moradias atingidas pelo fogo, nada saiu do papel.

Na época do incêndio, das 700 famílias que moravam no local, 450 optaram pelo aluguel social. Ao longo dos anos, muitas desistiram do benefício e voltaram para ocupações, inclusive, na própria área da Liberdade. Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), o benefício contempla cerca de 106 famílias que se mantiveram regularizadas junto ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O valor fornecido pela prefeitura é de cerca de R$ 79 mil.

Agora, a liberação do valor depende da apresentação da escritura das residências, conforme a SMHARF. Titular da pasta, André Machado conta que a opção de começar por quem está no aluguel social é uma forma de agilizar o processo. Em dezembro, 22 famílias da Vila Liberdade que vivem no aluguel social já escolheram as novas moradias, e os valores foram depositados pelo município em contas dos proprietários dos imóveis selecionados.

Pontua o secretário: “Essas famílias são as que têm cadastro atualizado junto ao Demhab em razão do aluguel social. São contatos que pudemos buscar de modo mais ágil”,  garantindo que um levantamento atualizado, incluindo quem vive até hoje na área próxima ao incêndio, também está sendo feito.

Explica André: “A prioridade está sendo as famílias da Vila Liberdade. Esse é o grupo que reúne mais pessoas em aluguel social. Mas, também usaremos o bônus para atender situações pontuais, como residências em áreas de risco na Lomba do Sabão e na região da Rua da Represa, na Zona Leste”.

Fonte: Diário do Gaúcho