Secretário estadual de Habitação assina convênio em Americana/SP para construção de moradia gratuita para idosos

Esteve nesta quinta-feira (16), em Americana, o secretário estadual de Habitação de São Paulo, Flavio Amary para assinar o convênio do programa habitacional “Vida Longa”, destinado a idosos em situação de vulnerabilidade social. Serão ao todo 28 moradias gratuitas, a área para construção fica próxima ao Ciep Professora Maria Nilde Mascellani na região do Jaguari e foi cedida pela prefeitura.

Captura de tela 2021-12-17 152010
O projeto de lei que autoriza o convênio entre a prefeitura e o governo do Estado foi aprovado nesta quinta, em segunda discussão, pela Câmara Municipal, para implantação do programa o valor foi de R$ 4,8 milhões.

A iniciativa tem como objetivo oferecer moradias gratuitas a pessoas com 60 anos ou mais sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados com renda mensal de até dois salários mínimos e foi idealizado pela Secretaria Estadual da Habitação e de Desenvolvimento Social em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo.

Explicou Luiz Carlos Cezaretto, secretário municipal de Habitação, durante apresentação do projeto na sessão da câmara: “O município dispõe para o Estado uma área de 5 a 6 mil metros quadrados, próxima de UBS [Unidade Básica de Saúde], supermercado, farmácia, exigências do programa. E eles desenvolvem projeto de execução dessas 28 casinhas com 28 metros quadrados cada uma”.

Ao município cabe, além de ceder a área, gerir as moradias, ofertar serviço socioassistencial, custear a gestão comunitária e a manutenção do prédio e identificar possíveis beneficiários e promover sua inclusão no programa, entre outros trabalhos, mas o recurso é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Habitação e posteriormente é transferido à CDHU.

Fonte: O Liberal