Prefeitura de Votorantim/SP lança programa habitacional de lotes populares

O programa habitacional Realizar Votorantim com 368 lotes residenciais e 13 comerciais teve o início da fase 1 lançada no início de dezembro pela Prefeitura de Votorantim. Os terrenos são próximos aos bairros São João e Itapeva e ficam à margem da rodovia Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA 103/079).

Dos programas habitacionais de 2013 e 2019 serão selecionados os futuros beneficiários – indivíduos cadastrados que residem em Votorantim, que não possuem imóvel e têm renda familiar de até três salários mínimos. 5% dos selecionados serão idosos, 5% serão pessoas com deficiência (PcD), 10% serão mulheres chefes de família e 80% demais cadastrados.

Dois loteamentos populares vão ser criados pelo programa habitacional Realizar Votorantim. Com 89 terrenos residenciais, cada um com 175 metros quadrados (7 x 25 metros) terá o de Santo André.

Contará com 279 lotes residenciais, cada um com 175 metros quadrados (7 x 25 metros) o de São Francisco. O tamanho destes lotes será de 637,56 metros quadrados (21 x 36,3). A área terá ainda 13 terrenos comerciais.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Cadastro Único (CadÚnico) – registro que permite ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, haverá a atualização dos dados cadastrais e o cruzamento de informações das pessoas cadastradas em programas habitacionais de 2013 e 2019 que passarão por um processo de seleção.

Haverá uma pré-seleção e, posteriormente, o sorteio. Com suporte da Secretaria da Cidadania e da Saúde, os selecionados passarão por uma entrevista feita por profissionais da Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (Nova Cohap) de Votorantim.

De acordo com a política de subsídios, o comprometimento da renda para o pagamento será de até 30%. Os sorteados terão acesso a um lote urbanizado. A fixação das famílias no imóvel será feita por meio de locação social, com opção de compra futura.

Oriundos do programa Casa Verde e Amarela, as famílias poderão ter acesso à cesta básica de materiais e a outros subsídios da Caixa Econômica Federal e assistência técnica para construção.

Em 7 de dezembro o governo municipal lançou também um projeto voltado a idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência (PcD), o Vila do Aconchego.

O programa criado pela Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (NovaCohap) de Votorantim visa a inclusão, o acolhimento e a valorização da pessoa para uma vida mais digna. Contará com acompanhamento social, de saúde e de lazer em conjunto com Secretarias municipais. Ele será um conjunto de 15 residências, cada uma com 43 metros quadrados de área construída em terrenos regularizados, de 140 metros quadrados, no bairro Promorar.


Fonte: Prefeitura Municipal de Votorantim