Parceria com Governo do Estado prevê 800 novas moradias em Diadema/SP

A Prefeitura de Diadema anunciou nesta quinta-feira (9/12), no auditório do Teatro Clara Nunes, uma parceria em curso com o Governo do Estado para a construção de 800 unidades habitacionais na cidade.

De acordo com o projeto, as unidades farão parte de dois conjuntos, o Diadema N, que receberia recursos da CHDU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), e o Diadema O, com investimentos da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), a serem repassados ou à Prefeitura ou à CDHU, em formato ainda a ser definido. A parceria prevê que as unidades sejam erguidas via recursos do governo estadual, cabendo à Prefeitura realizar identificação e cadastramento das famílias e fiscalização da obra, entre outras ações.

Segundo o projeto, a maior parte das famílias – 600 delas – será formada por moradores que ocupavam áreas de risco nas margens da rodovia dos Imigrantes, sob concessão da Ecovias, e que recebem bolsa-aluguel, além de moradores que ainda ocupam a área. O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) indicará as outras famílias que serão beneficiadas pelo movimento de moradia.

A perspectiva é que a ordem de início de serviço seja dada em duas etapas, para as primeiras 400 unidades já em janeiro, e para as outras 400 unidades a partir de março. O projeto está em vias de processo de licitação.

Os dois primeiros bairros contemplados pelo Revitaliza são Vila Popular e 18 de Agosto. Esses programas tendem a reforçar as diversas ações realizadas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano em 2021, como o Regulariza Diadema, que já promoveu a regularização de cerca de 4800 lotes no período, e o do Revitaliza, que promove melhorias urbanas em núcleos habitacionais.

Fonte: ABC do ABC – Prefeitura de Diadema
Foto: Daniel Vasques/PMD