Feira virtual promovida pelo MDR debateu práticas sustentáveis na construção civil

Evento organizado em parceria com a GIZ contou com mais de 1,5 mil participantes em dois dias de palestras e interações

sustentabilidade

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) organizaram, nesta segunda (25) e terça-feira (26), a 1ª Feira Virtual de Construção Sustentável (FVCS). O evento, que foi gratuito e 100% on-line, contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas. O objetivo foi possibilitar a troca de conhecimentos e a realização de negócios entre empresas, sociedade civil e o setor público, estimulando o mercado e fortalecendo cadeias de produção sustentáveis na construção civil.

“Foi um evento muito importante para mostrar para o setor que o futuro está voltado para a sustentabilidade e o MDR, como responsável pela implementação das políticas habitacionais, está induzindo essa melhoria”, explicou a coordenadora-geral de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Nacional de Habitação do MDR, Rhaiana Bandeira.

Na programação, foram realizadas palestras com especialistas, que apresentaram soluções para a cadeia produtiva do setor, com foco no aumento da eficiência energética na construção habitacional de interesse social. O evento faz parte do Projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS), promovido pelo MDR em parceria com a GIZ.

A feira também contou com rodadas de conexões e negócios, com produtos e serviços relacionados à eficiência energética. Por meio de um sistema exclusivo de agendamento, os participantes puderam identificar e convidar as organizações com as quais desejam se reunir. Nos encontros, com duração de 15 minutos, as organizações apresentaram suas oportunidades de parcerias e/ou negócios, proporcionando a aproximação entre as partes.

O evento foi voltado a profissionais do setor, executivos de construtoras, empreiteiras, incorporadoras, consultoria e gerenciamento de obras, projetistas, fabricantes de materiais e equipamentos, agentes financeiros e fundos de investimentos, agentes públicos, acadêmicos, entidades de classe, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores da construção sustentável.

A 1ª edição da FVCS foi um dos destaques da programação da 93ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Considerado o maior evento do setor, o Enic é realizado com apoio e patrocínio de indústrias e empresas de serviços, além da parceria dos sindicatos e associações da construção civil. É ainda reconhecido como o mais importante fórum de debates dos temas estratégicos e da agenda nacional da construção.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional