Prefeitura abre consulta pública do programa habitacional Casa Nova Sorocaba

A expectativa é que o sorteio das famílias contempladas entre as cadastradas no programa seja realizado no início de 2022

A Prefeitura de Sorocaba abre, nesta quarta-feira (29), uma consulta pública on-line do programa habitacional Casa Nova Sorocaba. O formulário já está disponível no site da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab): https://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/casa-nova/. O prazo para a apresentação das contribuições se encerrará no dia 14 de outubro.

“O objetivo da consulta pública é garantir a participação popular na política pública habitacional, diagnosticando as percepções e interesses da população, mostrando, inclusive, algumas áreas públicas selecionadas para o programa”, explica o secretário Tiago da Guia.

Coordenado pela Sehab, o Casa Nova Sorocaba vai possibilitar a construção de moradias, por meio de parceria público-privada, beneficiando milhares de famílias que, há anos, têm parte significativa da sua renda onerada com o aluguel e que, agora, terão a possibilidade de arcar com o financiamento do imóvel, por um valor bem abaixo do mercado.

Isso ocorrerá graças à contrapartida do município, que vai ceder terrenos públicos para as construtoras executarem as obras. Essas áreas são fruto de estudos técnicos específicos para delimitação da capacidade de suporte da infraestrutura, dos impactos urbanísticos e atendimento da demanda habitacional.

São terrenos ociosos há anos, dotados de toda estrutura necessária no entorno, como escolas, sistema de saúde, transporte coletivo, asfalto, iluminação pública e rede de saneamento, com capacidade de carga para suportar a demanda de adensamento.

O Casa Nova Sorocaba possibilitará a construção de unidades habitacionais de interesse social mescladas com unidades do mercado imobiliário. Parte dessas casas e apartamentos serão entregues a custo zero para famílias em vulnerabilidade social.

Outra parte desses imóveis será destinada àquelas pessoas que pagam aluguel, com renda entre três e sete salários mínimos, e poderão adquirir o seu imóvel próprio, pagando um valor da parcela do financiamento bem menor que o aluguel, conforme a renda. O restante será vendido pelas construtoras no mercado.

O primeiro empreendimento do programa Casa Nova Sorocaba será construído em uma área de 10.482,77 metros quadrados no Jardim Tropical, com previsão de 472 unidades habitacionais. Desse total, 95 delas serão da Prefeitura de Sorocaba, que vai oferecer subsídios de 25%, 50%, 60%, 70% e 100%. As outras 377 unidades serão vendidas pela construtora no mercado popular.

Será aberto, em breve, o primeiro processo licitatório e a vencedora será a construtora que ofertar o maior número de unidades para a Prefeitura, considerando o mínimo que será exigido no edital, assim como dimensões e acabamento, dentre outras exigências arquitetônicas e urbanísticas.

A expectativa é que o sorteio das famílias contempladas entre as cadastradas no programa seja realizado no início de 2022. Mais informações sobre o programa Casa Nova Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7287 ou pelo e-mail: casanovasorocaba@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
https://www.jornalcruzeiro.com.br/