Governo de Goiás conclama profissionais de arquitetura e engenharia para trabalhar com habitação de interesse social

Estão abertos edital de licitação e chamamentos públicos para diversas áreas da construção civil. Informações no site www.agehab.go.gov.br. Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) apoiam Agehab na divulgação dos processos seletivos. Meta é levar serviços de engenharia e arquitetura a famílias carentes.

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), está conclamando profissionais de arquitetura e de engenharia interessados em trabalhar com habitação de interesse social. A Agência está com edital de licitação e chamamentos públicos abertos, com oportunidades em diversas áreas da construção civil.

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (17/06), o presidente da Agehab, Lucas Fernandes, pediu ao presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO), Fernando Chapadeiro, apoio na divulgação dos processos seletivos. “O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado nos incumbiram de executar um projeto ousado, de levar habitação de qualidade para 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade. São projetos das áreas de construção, reforma e regularização fundiária. Para obtermos sucesso, precisamos da ajuda de vocês”, revelou o presidente da Agehab.

Fernando Chapadeiro imediatamente se colocou à disposição. “Estamos aqui como parceiros para o que precisarem. Vamos, sim, divulgar essa iniciativa importantíssima e ajudar na interiorização desse trabalho. Temos muitos profissionais Goiás adentro, em vários municípios”, afirmou ele. A gerente-geral do CAU-GO, Isabel Pastore, disse que a iniciativa da Agehab vai ao encontro das diretrizes do Conselho Brasileiro de Arquitetura, que quer desmitificar a ideia de que arquitetura é somente para famílias ricas.

Segundo ela, o CAU-GO conta com 4.800 arquitetos registrados, sendo 1.800 no interior do Estado. Isabel relatou que a maioria trabalha como profissional liberal, e não tem CNPJ, mas o Conselho quer estimular a reunião desses profissionais para formarem pequenas empresas, e, assim, poderem participar de credenciamentos como esse. Ela lembrou que nesta semana, por coincidência, atendeu duas equipes que perguntaram como trabalhar com famílias carentes, uma confirmação de que há interesse dos profissionais.

O presidente da Agehab acrescentou ainda que as reformas e construções serão executadas regionalmente. Portanto, um escritório pequeno pode atender somente sua cidade ou região, por exemplo. Na terça-feira da semana passada (08/06), o presidente da Agehab também esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), e foi recebido pelo presidente Lamartine Moreira, que também se comprometeu em ajudar na mobilização dos profissionais de engenharia em todo o Estado.

Links para edital e chamamentos

Edital

Edital de licitação para contratar empresas do ramo da construção civil para produção de 4.450 moradias de interesse social. Sistema de Registro de Preço, modo de disputa aberto, forma presencial, com abertura dos envelopes no dia 6 de julho, às 9h, na sede da Agehab (Rua 18-A, Setor Aeroporto – Goiânia-GO). Edital nº 003/21 – Agehab – https://www.agehab.go.gov.br/licitacoes-e-contratacoes/licitacoes/153-licitacoes-e-contratacoes/licita%C3%A7%C3%A3o-presencial-2021/3344-procedimento-licitat%C3%B3rio-n%C2%BA-003-2021.html.

Chamamentos Chamamentos públicos nº 004 e 005/202, para credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços técnicos profissionais de execução de ensaios geotécnicos (sondagem e percolação do solo) e de topografia (levantamento planialtimétrico) e patamarização em municípios localizados em todas as regiões de planejamento do Estado de Goiás. A data de recebimento da documentação será a partir do dia 25 deste mês, pelo email protocolo@agehab.go.gov.br. Os procedimentos estão disponíveis no link:
https://www.agehab.go.gov.br/licitacoes-e-contratacoes/licitacoes/149-licitacoes-e-contratacoes/chamamentos-p%C3%BAblicos-2021.html.

Outro chamamento público será publicado nos próximos dias, para contratação de empresas de projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) – Lei Federal nº 11.888/2008 –, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social. O investimento para reforma ou melhoria habitacional será de R$ 18 mil a R$ 25 mil por moradia.

Mais informações, com a Comissão Permanente de Licitação da Agehab, nos números (62) 30965003 e 3096-5041; e no e-mail: cpl@agehab.go.gov.br.

 Fonte: Ascom/ Agência Goiana de Habitação