Ciclo de palestras debate o papel da Cehab-RJ na Habitação de Interesse Social

Evento é promovido pela Associação de Empregados da Companhia, com apoio da  Cehab-RJ

A Associação de empregados da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro – Auec, promove, a partir de 14 de janeiro, o I Ciclo de Palestras que vai discutir o papel da Cehab-RJ na Habitação de Interesse Social. O evento tem o apoio da direção da Companhia e vai reunir especialistas que debaterão temas, como as políticas habitacionais na Região Metropolitana, o desafio de projetos de urbanização de favelas, regularização fundiária e urbanística, os impactos das mudanças climáticas no setor, a importância do georreferenciamento e os benefícios da implantação do BIM.

Devido à pandemia de Covid 19, as palestras serão virtuais e acontecerão toda semana, às 10 horas. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados. Será transmitido pelo canal da AuecCehab no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCXSkaxcjeU2lq4g5VzZ9b4A).

Para o presidente da Cehab-RJ, Roberto Peçanha, debater os diversos aspectos do tema, é fundamental para aprofundar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor habitacional.

– A Cehab-RJ acaba de completar 58 anos de existência, tendo sido sempre uma referência na área de habitação social. E é importante a discussão para aprimoramento de ideias. Por meio desta troca, é possível traçar metas reais, que beneficiem de fato a população que anseia pela segurança do teto próprio, afirma Roberto.

Além dos empregados da Companhia, o objetivo é que autoridades governamentais, estudantes e o público em geral possam assistir às palestras e enviar seus questionamentos. Durante a transmissão, haverá momento para perguntas ao convidado.

– A Auec quer abrir um espaço de discussão, com temas pertinentes ao dia a dia do empregado da Cehab, que trata diretamente com o planejamento e execução de projetos. Ampliar sua visão para que possa atender cada vez melhor a população fluminense, conclui Odir, presidente da Associação.

Os palestrantes são empregados da Companhia que tem uma vasta experiência no desenvolvimento de programas habitacionais, tanto na Cehab, quanto em outros órgãos governamentais, e que dividirão seu conhecimento, com enfoque na inovação e sustentabilidade. A exceção é o professor da UFF,  Sergio  Leusin, especialista em BIM  – um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento de atividades da área de construção civil.

Confira a programação:

  DIA 14/01/2020,às 10 horas

Os impactos das Mudanças Globais do Clima na Habitação de Interesse Social

Palestrante: Maria Silvia Muylaert de Araújo – Doutora em Planejamento Energético e Ambiental (PPE/COPPE/UFRJ), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPURJ/UFRJ), Pós-graduada pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (Holanda).

 DIA 21/01/2020, ás 10 horas

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as Políticas de Habitação Social

Palestrante: Kelson Vieira Senra – Mestre em Desenvolvimento Regional (UNB), Doutorando em Planejamento Metropolitano do RJ (UFF), ex-secretário de Habitação de Petrópolis, ex-subsecretário de Habitação de Duque de Caxias.

 DIA  28/01/2020, às 10 horas

Por que implantar o BIM?  – BIM como processo de inovação tecnológica

Palestrante – Sérgio Leusin – Doutor em Engenharia de Produção, professor titular da UFF, sócio gerente de empresa de projetos e consultoria referência no uso de implantação do BIM, Prêmio de Excelência BIM SUNDUSCOM SP 2016.

 DIA 04/02/2020, às 10 horas

O Desafio de Projetos de Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro

Palestrante – Ruth Jurberg – Mestre em Urbanismo (UFRJ), Especialização em Habitação no Tokyo International Centre, Pós-graduada em Planejamento Urbano (UFRJ e Institute for Housing Studies – Holanda), ex-secretária de Planejamento e Habitação em Magé, B. Roxo, N. Iguaçu e S. J. de Meriti.

 DIA  11/02/2020, às 10 horas

A Regularização Urbanistica e Fundiária nos Projetos de Urbanização de Favelas, História e Lições Aprendidas

Palestrante – Márcia Bezerra – Ex-diretora de Operações Imobiliárias da Cehab-RJ e Coordenadora de Regularização Fundiária do município do RJ. Atuação em programas como Cada Família, Um Lote, PAC,.Minha Casa, Minha Vida, Favela Bairro e Morar Carioca.

 DIA  18/02/2020, às 10 horas

A importância do Geoprocessamento na Habitação de Interesse Social

Palestrante – Elaine Gomes – Gerência no Programa Delegacia Legal, construções de mapas técnicos do Empreendimento Comperj (IPEA), Aplicação de técnicas de geoprocessamento do Projeto SIDUR – Sistema de Informações para o Desenvolvimento Urbano e Regional

Fonte: Associação de Empregados da Cehab-RJ (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro)