2021 nos reserva grandes desafios

No início de 2020 a ABC promoveu diversas ações da agenda prioritária das Cohabs, Agências e Secretarias de Habitação, como reuniões com a Caixa e com a Secretaria Nacional de Habitação do MDR, destacando-se a apresentação da agenda do setor e a reunião em São Paulo com a participação da CAIXA para detalhar as principais alterações na lei de regência do FCVS, advindas com a Lei nº 13.932 de 2019, cujo trâmite no Congresso foi acompanhado de perto pela ABC, por meio de negociações favoráveis às  Companhias de Habitação. Como principal consequência, encontram-se em curso 26 processos de novação junto à União que serão materializados em 2021. É um fato inédito e que será um número recorde de novação anual para as COHAB, com várias Companhias fazendo novações pela primeira vez.

Com a Pandemia do COVID-19 tivemos que rever as estratégias. Pela primeira vez em formato on-line foi realizado com sucesso o Fórum Nacional de Habitação, com a participação recorde de mais de mil pessoas de todo o Brasil, e promovemos  muitas reuniões por vídeo conferência com membros da ABC, Caixa Econômica Federal, Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Banco Central do Brasil, TCU, CGU, Conselho Curador do FCVS e conselho Curador do FGTS, que podem resultar na colheita de bons frutos em 2021.

Na parte de novas operações, o Programa Casa Verde e Amarela representa importante forma de atuação das COHAB por meio do FDS, na condição de Agente Financeiro. Esperamos já para o início do novo ano que se aproxima toda a regulamentação da matéria que poderá contribuir para a retomada das COHABs em novas contratações de operações de Habitação de Interesse Social.

Assim, chegamos ao final de nossa Agenda para 2020. Ano fortemente marcado por desafios, que em alguns casos se tornaram em oportunidades.

Em 2021 teremos novos e importantes desafios que enfrentaremos com criatividade e muito trabalho, no sentido de cumprir a nossa missão de promover moradia digna a população que mais precisa.

Desejamos a todos Feliz Natal e que estejamos todos preparados e energizados para 2021!