Habitação popular: conselho do FGTS suspende por 120 dias pagamentos

A medida foi aprovada pelo conselho curador do FGTS e usará R$ 3 bilhões para atender agentes financeiros que emprestaram aos mutuários  até a faixa 2 do programa Casa Verde e Amarela. 

Em decorrência dos efeitos da pandemia na economia, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta terça-feira (8) a suspensão temporária por 120 dias para que agentes financeiros façam os pagamentos de financiamento imobiliário de habitação popular ao fundo. A reunião foi realizada por videoconferência.

De acordo com o secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, o Ministério ‘sabe que diversos agentes financeiros do sistema habitacional concederam pausas para os mutuários e foi um pleito do agente operador que o FGTS também dê essa pausa para os agentes financeiros’.

A medida foi apresentada pelo MDR e vale para parcelas a vencer a partir de setembro e devem pagas até 31 de dezembro, atendendo pedido dos bancos e financeiras, em virtude da pandemia. As instituições financeiras haviam suspendido pagamentos de parcelas para moradias, mas os repasses ao FGTS não foram pausados.

Com informações do G1 e Valor Econômico