Caixa autoriza construtoras a usar repasses e recebíveis para pagar encargos de empreendimento

Medida, anunciada com outras iniciativas voltadas ao setor, vale para projetos novos ou em andamento com funding do SBPE

A Caixa Econômica Federal autorizou nesta quarta-feira que as construtoras usem recursos de repasses e recebíveis para pagar encargos dos empreendimentos. A alteração só vale para empreendimentos com funding do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), mas pode ser adotada em qualquer obra, seja ela nova ou em andamento.

“Antes, quando [a construtora] vendia um imóvel, esse imóvel só servia para pagar o saldo devedor desse empreendimento. A partir de agora, vai servir para pagar o encargo”, disse o vice-presidente de habitação da instituição, Jair Mahl, em entrevista coletiva. “Ou seja: não é preciso tirar do caixa, do dia a dia, para pagar as prestações ou os encargos dos empreendimentos.”

O banco também diminuiu a comercialização mínima de 30% para 15% das unidades de novos empreendimentos, seja com funding do SBPE ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, flexibilizou a exigência de 15% da obra em novos empreendimentos, também para os dois tipos de funding. Na prática, a medida permite a “contratação da produção de empreendimentos sem exigência de execução prévia de obras”, segundo material divulgado pela Caixa.

Fonte: Valor Econômica