Instituições divulgam novas perspectivas econômicas para o PIB 2020

Foto: Divulgação

Pela 17ª vez consecutiva, a pesquisa Focus do Banco Central reduziu as projeções para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) Brasil em 2020. A retração esperada para a economia, neste ano, passou a ser de -6,48%, ante -6,25% na pesquisa anterior (29/5).

As sistemáticas reduções para o resultado do PIB neste ano vêm ocorrendo diante de um ambiente de recessão global e com incertezas generalizadas sobre como ocorrerá o processo de recuperação da economia.

Na avaliação da economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, sem perspectiva de um remédio/vacina para vencer o vírus que alastrou pelo mundo, ainda permanece incerta como será a reação das atividades.

Banco Mundial projeta queda de 8% do PIB Brasil em 2020

O Banco Mundial também projeta queda de 5,2% em 2020 para a economia global. Caso confirmado, o resultado corresponderá à maior recessão desde a segunda guerra mundial.

Para as economias avançadas é aguardada retração de 7%, enquanto para os países emergentes e em desenvolvimento a expectativa de contração é de 2,5%. Como consequência do choque provocado pela Covid-19 no cenário internacional espera-se recessões acentuadas em muitos países. Para 2021 o Banco Mundial projeta crescimento de 4,2%.

Particularmente para o Brasil, o Banco Mundial estima retração de 8% do PIB em 2020, ou seja, o País registrará um resultado pior do que a média global. O recuo nos investimentos aliado a queda nos preços das commodities, além das medidas adotadas para a contenção da pandemia provocada pela Covid-19, contribuem para uma retração mais severa da economia nacional. Esta projeção é pior do que a realizada pelo Banco Central (-6,48%).

Para 2021 a expectativa do Banco Mundial é que a economia brasileira apresente uma recuperação lenta, com crescimento de 2,2%. A pesquisa semanal do Banco Central é mais otimista e espera incremento de 3,5% na atividade econômica do País no próximo ano.

Veja a íntegra do Informativo Econômico sobre as novas perspectivas para o PIB Brasil em 2020.

Fonte: Agência CBIC