Casa própria: mais de 2,3 milhões pediram suspensão temporária da prestação; veja como solicitar

Para quem fizer a solicitação partir de agora, o período de pausa será de 120 dias no total

A Caixa Econômica Federal informou que até o último dia 18 de maio, mais de 2,3 milhões de clientes haviam pedido a suspensão temporária do pagamento do financiamento da casa própria.

Esse prazo foi estendido para o total de 120 dias, período que vale, mediante solicitação, para quem solicitou a suspensão por 90 dias do financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity).

Para quem decidir solicitar a suspensão temporária das prestações a partir de agora, o período de pausa já será de 120 dias no total.

A pausa emergencial nos financiamentos habitacionais vale para pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

Para pessoa física, o contrato deve estar em dia ou com até 180 dias atraso, bem como clientes que utilizaram o FGTS para abater uma parte da prestação também podem solicitar o serviço. Para pessoa jurídica, o contrato deve estar em dia ou com atraso de até 60 dias (2 prestações).

Durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato. A taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração.

Veja como solicitar

Não é preciso ir pessoalmente até uma agência da Caixa. O pedido pode ser feito através do App Habitação CAIXA, disponível para os smartphones com sistema Andoid e iPhone (iOS), ou dos telefones 0800 726 0505 ou 3004 1105 (capitais e regiões metropolitanas) opção 7, de segunda a sexta de 8h às 20h e 0800 726 8068 na opção 2 – 4 – 2 de segunda a sexta e aos sábados de 10h às 16h.

O aplicativo da Caixa permite gerenciar financiamentos habitacionais em aberto, como emitir segunda via de prestação e extrato para Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

No aplicativo, os mutuários que têm financiamentos habitacionais na Caixa podem solicitar uma pausa no contrato. Com essa nova função, os vencimentos são suspensos e adiados em 120 dias. Para realizar o pedido, toque sobre a opção “Solicitar Pausa” na página inicial do aplicativo.

A confirmação de que a solicitação de pausa no financiamento Caixa foi deferida é feita por SMS.

O usuário pode verificar as prestações do financiamento que estão em aberto, acessar o detalhe das parcelas, emitir demonstrativos de todas as cobranças do contrato, alterar data de vencimento das prestações, incluir ou alterar conta para débito e também acompanhar informações de seu imóvel em fase de construção.

Fonte: O Globo