Ministério do Desenvolvimento Regional é o 10º órgão a aderir ao TransformaGov

Foto: Daderot/Creative Commons

Com a adesão, nesta terça-feira (dia 19), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), já são dez os órgãos federais participantes do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov).

Entre os projetos estabelecidos pelo acordo assinado estão a migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil e a adoção de capacitações voltadas à melhoria da gestão das transferências de recursos. A partir de agora, o MDR tem metas estabelecidas para modernizar a sua gestão até dezembro de 2021.

“O diferencial do Transformagov é a abordagem sistêmica de todas as dimensões que envolvem a melhoria da gestão. Com a adoção de um olhar holístico e a mobilização de recursos, que até então estavam dispersos, certamente, em poucos meses, conseguiremos alavancar o patamar de desempenho do MDR”, disse o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

Heckert explicou que o Ministério do Desenvolvimento Regional contará com a equipe da Secretaria de Gestão para executar a implementação de medidas em diversas áreas, como logística, transferências da União, gestão estratégica e estruturas organizacionais. O objetivo do programa é priorizar ações consideradas relevantes para o aprimoramento da gestão, por meio da adoção de soluções fornecidas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, também vinculada ao Ministério da Economia.

Ainda em 2020, o MDR deve implementar a gestão de riscos, formalizando-a por meio de portaria. Outra medida, entre as 27 ações estabelecidas no plano de trabalho da pasta, será a migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil até 2021. Ainda em relação à melhoria da gestão das transferências de recursos, o acordo prevê a realização de capacitação de servidores sobre as ferramentas de gestão da Plataforma e o Modelo de Excelência em Gestão.

Estão previstas também medidas voltadas à melhoria do processo de trabalho do órgão como a adoção da solução de Protocolo Eletrônico e a implantação do módulo de governança e gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para acompanhamento remoto do órgão central.

“Dentro do nosso cronograma de trabalho no programa, iniciamos a implantação primeiramente nos ministérios, e agora já estamos iniciando a abordagem com a Administração Indireta. Essa expansão será importante para avançarmos no compartilhamento de soluções de área meio, como por exemplo, por meio de contratações de forma conjunta, e outras soluções que possam ser compartilhadas entre os ministérios e suas vinculadas”, destacou Heckert.

TransformaGov

O TransformaGov propõe medidas de eficiência em cinco conjuntos de ações: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; processos internos; gestão de pessoal e estruturas organizacionais.

Além do MDR, outros nove órgãos já fazem parte do TransformaGov. São eles: Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Cidadania (MCidadania), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Arquivo Nacional e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fonte: Jornal Extra