Caixa amplia para quatro meses pausa no pagamento de prestações da casa própria

Foto: Divulgação

Anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Prazo anterior era de três meses. Extensão será automática para os 2,3 milhões de clientes que, segundo o banco, já pediram a suspensão.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (14) que o período de suspensão da cobrança de financiamentos da casa própria será estendido de três para quatro meses.

Segundo o banco, a prorrogação estará disponível a partir da próxima segunda (18) e será automática para os clientes que já pediram a suspensão do pagamento.

Para novos pedidos, informou a Caixa, o período de pausa no pagamento das prestações já será de quatro meses.

A ampliação do prazo também estará disponível para empresas. Nesse caso, quem pediu a pauta por 90 dias terá que solicitar a complementação do prazo para 120 dias.

“Esta condição é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual”, informou o banco.

Segundo o banco, até o momento 2,3 milhões de clientes pediram a pausa no pagamento das parcelas do financiamento habitacional.

O presidente da República Jair Bolsonaro já tinha anunciado, pela manhã, que a Caixa faria a ampliação. Ao sair do Palácio da Alvorada, o presidente disse ter lido uma notícia sobre as dificuldades da população para quitar as prestações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ele disse ter conversado nesta manhã com o presidente do banco, Pedro Guimarães, que concordou com o aumento do prazo.

“Porque não adianta apenas prorrogar, se o elemento que perdeu o emprego, teve o salário reduzido, não tem como pagar a prestação da casa própria. O que está sobrando de dinheiro para ele, está sendo pra comida”, disse Bolsonaro.

Nota da Caixa

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Caixa Econômica Federal informou que a ampliação da pausa no pagamento das prestações do financiamento habitacional por quatro meses será disponibilizada a partir de segunda-feira (18) e será automática para os clientes que já pediram a suspensão do pagamento por três meses.

Para novos pedidos, informou a Caixa, o período de pausa no pagamento das prestações já será de quatro meses.

A ampliação do prazo também estará disponível para empresas. Nesse caso, quem pediu a pauta por 90 dias terá que solicitar a complementação do prazo para 120 dias.

Esta condição é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual”, informou o banco.

Segundo o banco, 2,3 milhões de clientes pediram a pausa no pagamento das parcelas do financiamento habitacional.

Prorrogações

Em 19 de março, a Caixa suspendeu a cobrança por dois meses (veja no vídeo abaixo). Porém, em 26 de março, anunciou que a pausa seria ampliada para três meses.

Novo coronavírus: Caixa reduz juros e autoriza pausa no pagamento das dívidas

Mais tarde, em 9 de maio, Guimarães disse que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ser mantida por ainda mais tempo. Essa pausa vale apenas para contratos antigos de pessoas físicas.

Os financiamentos da casa própria contratados a partir de 13 de maio terão carência de seis meses para o pagamento. Durante esse tempo, as pessoas físicas não precisarão pagar as parcelas.

Como suspender o pagamento

Para ter direito, os clientes devem procurar o banco e solicitar a suspensão. A recomendação é a utilização dos canais digitais, como banco pela internet, aplicativos para celulares, como o “Habitação CAIXA”, além dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.

Para renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 726 8068 .

Mais tarde, em 9 de maio, Guimarães disse que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ser mantida por ainda mais tempo. Essa pausa vale apenas para contratos antigos de pessoas físicas.

Os financiamentos da casa própria contratados a partir de 13 de maio terão carência de seis meses para o pagamento. Durante esse tempo, as pessoas físicas não precisarão pagar as parcelas.

Como suspender o pagamento

Para ter direito, os clientes devem procurar o banco e solicitar a suspensão. A recomendação é a utilização dos canais digitais, como banco pela internet, aplicativos para celulares, como o “Habitação CAIXA”, além dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.

Para renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 726 8068 .

Fonte: G1