Novo crédito imobiliário prefixado terá taxa menor que 10%, diz CEO da Caixa

Foto: Freepik

Executivo disse que banco vai canalizar suas operações para microcrédito e financiamento imobiliário

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse nesta quarta-feira que o banco vai canalizar suas operações para microcrédito e financiamento imobiliário. Em evento do Credit Suisse, em São Paulo, ele reiterou que em breve será anunciada nova linha de crédito prefixado.

Guimarães destacou ainda que a linha de crédito imobiliário atrelada ao IPCA, lançada no ano passado, contribuiu para abrir a possibilidade de securitizar parte da carteira do banco.

Ele destacou ainda que a linha de crédito imobiliário atrelada ao IPCA, lançada no ano passado, contribuiu para abrir a possibilidade de securitizar parte da carteira do banco. “Ficou no passado captação de poupança por TR [Taxa Referencial]. Crédito imobiliário corrigido pelo IPCA garante a securitização”, afirmou.

O executivo disse ainda que o objetivo é ter 30 milhões de clientes no microcrédito e disse que vai reduzir fortemente as taxas de juros.

Juros

Guimarães, adiantou que a nova linha de crédito imobiliário prefixado que o banco pretende lançar em breve terá taxas de juros inferiores a 10% ao ano. A ideia, segundo ele, é financiar imóveis com prazos longos, de 20 ou 25 anos, mas na expectativa de que sejam quitados em até oito anos.

“Hoje a duração do contrato já não é mais de 12 anos. É de nove anos e vai baixar pra sete”, afirma.

A diferença do novo produto é que ele não será atrelado à Taxa Referencial (TR), nem à inflação, como a recém-lançada linha de crédito corrigida pelo IPCA.

Dessa forma, afirma Guimarães, o banco assume um risco de prefixar uma taxa num longo contrato, em vez de deixar o cliente vulnerável à volatilidade da inflação ou da TR.

Quando o banco trava uma taxa fixa para um contrato longo, ele fica sujeito a mudanças de taxas de juros no período.

Se a Selic (taxa básica de juros) subir, o banco poderá perder dinheiro nesses contratos. Apesar do aumento do risco nesse tipo de operação, Guimarães descarta condicionar a nova linha prefixada a contratos de médio e curto prazo.

Atualmente, a Caixa oferece dois tipos de contratos para imóveis que se enquadram no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que não inclui Minha Casa Minha Vida. O primeiro, com taxas a partir de 6,75% mais TR. O segundo, mais novo, têm juros de 2,95% a 4,95%, mais a variação da inflação do período de vigência.

Guimarães rebateu críticas sobre a linha atrelada ao IPCA e disse ainda que este tipo de produto garante a possibilidade de securitização da carteira, o que aumentaria o volume de caixa disponível para operações de crédito. Para ele, o objetivo é depender cada vez menos da poupança para financiar imóveis

“Quando a gente lançou o [crédito atrelado ao] IPCA fomos criticados. Hoje, 16 bancos, inclusive grandes, emprestam com o IPCA. Com esse crédito, as pessoas passaram a ter possibilidade, porque reduzimos a primeira parcela de 30% a 50%. Tem volatilidade maior? Tem. Por isso a gente vai fazer a terceira oferta de crédito, desta vez, prefixado”, afirma.

Fonte: Valor Econômico