Mercado imobiliário de SP vive melhor momento dos últimos anos, diz Secovi-SP

Foto: Fabricio Pereira

Para representante do setor, “atitudes populistas” de liberar o recurso do FGTS tiraram liquidez do fundo

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo está vivendo o melhor momento dos últimos anos, segundo o economistachefe do Secovi-SP, Celso Petrucci. “A reação começou em 2017, ganhou força em 2018 e está muito forte em 2019”, disse Petrucci.

O representante setorial participou hoje do evento de lançamento dos Indicadores de Registro Imobiliário do Estado de São Paulo.

Dados do Secovi-SP apontam que, no acumulado dos últimos 12 meses, mais de 50 mil unidades residenciais foram lançadas na cidade de São Paulo. A parcela enquadrada no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, superou 20 mil unidades desse total.

Na avaliação de Petrucci, a preocupação do setor, no momento, é se haverá recursos para as faixas 1,5 e 2 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

O economista-chefe do Secovi-SP afirmou que, em “atitudes populistas”, o ex-presidente Michel Temer liberou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o presidente Jair Bolsonaro, também . “Isso tirou o colchão de liquidez do FGTS”, disse.

Petrucci ressaltou também que o país precisa “enxergar necessidade de desenvolvimento urbano com outro olhar”

“Para o Banco Central, terreno não é imóvel e não é passivo de financiamento”, disse.

Segundo o representante setorial, a questão merece “um olhar mais aguçado do governo” considerando-se o déficit habitacional e a necessidade de domicílio permanente.

Fonte: Valor Econômico