Projeto Social da ADH-PI muda vida de moradoras em Teresina

Foto: Ascom ADH-PI

A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH-PI), por meio da sua Gerência de Serviço Social, realizou um   Encontro de Moradores do Residencial Jacinta Andrade, empreendimento construído por esta Agência e localizado em Teresina. A ação faz parte do Projeto Técnico Social da ADH-PI, no eixo de Mobilização e Organização Comunitária, que prevê a integração dos moradores objetivando uma boa convivência e relações de vizinhanças saudáveis.

Na ocasião, a ADH realizou uma  exposição e venda de produtos artesanais confeccionados  pelas moradoras do residencial. Após o evento, um grupo de mulheres decidiu criar o “Grupo  Mãos Talentosas”, que reúne as artesãs moradoras do Jacinta Andrade. Hoje,o grupo é um sucesso na capital com a venda de produtos artesanais.

As moradoras descobriram que  dava para expandir seus negócios fora do eixo onde residem. A ADH, por sua vez, ofereceu cursos de capacitação para as artesãs e as inseriu na Feira de Economia Solidária que acontece mensalmente no pátio do Centro Administrativo, local que funciona como vitrine para quem quer expor e comercializar seus produtos.

Outros cursos profissionalizantes  foram realizados pela  Agência de Desenvolvimento Habitacional como o curso de pedreiro, de peças íntimas,  auxiliar administrativo,cabeleireiro, todos com a participação do Grupo Mãos Talentosas. Os cursos fazem parte do eixo Geração de Renda do projeto social, que é desenvolvido  no Residencial Jacinta Andrade pela ADH.

A  artesã   Maria do Perpétuo Socorro Pereira da Silva, 42 anos, casada, mãe de 02 filhos,  participa do Grupo “Mãos Talentosas”. Ela é uma das mais otimistas com a nova fonte de renda conquistada.  “Cada dia, estamos crescendo mais. É valoroso o apoio que a Agência de Desenvolvimento Habitacional tem nos dado.A ADH faz toda diferença no nosso negócio”, declara.

Socorrinha,  como é conhecida, se destaca na confecção de bolsas, nécessaire e  porta celulares, peças em couro e tecido.

Para a Diretora Geral da ADH, Gilvana Gayoso,  é gratificante ver o resultado desse trabalho. “O Grupo MãosTalentosas é fruto do trabalho social desenvolvido pela ADH naquele local. Estamos realizando ações efetivas no sentido de inserir os moradores no mercado de trabalho. Não basta construir uma moradia, é preciso oferecer qualidade de vida para as famílias”,finaliza a diretora.

Fonte: Ascom ADH-PI