Comissão recebe apresentação do Projeto Eco Casas Sustentáveis com Agricultura Familiar

Foto: Google/Wikipédia

Comissão de Desenvolvimento Urbano recebeu a FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES INDÍGENAS QUILOMBOLA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO BRASIL (FENAIQ-BRASIL) para apresentação oficial do Projeto Eco Casas Sustentáveis com Agricultura Familiar

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) recebeu na terça-feira (14/05/2019) representantes da FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES INDÍGENAS QUILOMBOLA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO BRASIL (FENAIQ-BRASIL) para apresentação oficial do Projeto Eco Casas Sustentáveis com Agricultura Familiar.

Segundo a FENAIQ-BRASIL, o déficit habitacional é um grande problema na sociedade brasileira, sendo que boa parte está na região Norte do Brasil. A região Norte possui um déficit habitacional de 107.058 habitações, cerca de 11,68%, segundo dados do IBGE/2010.

A Federação das Comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais do Estado do Pará, por meio de equipe Técnica Social constituída, realizou visitas em algumas regiões, conhecendo famílias que sofrem com a falta de qualidade de vida, como acesso a educação, saneamento básico, saúde e segurança.

Segundo a Federação, a realidade encontrada justifica a importância da realização de um projeto com a finalidade de atender as famílias de baixa renda e habitação precarizadas, visando uma melhoria significativa na qualidade de vida dessa população.

Segundo a FENAIQ-BRASIL, o projeto Eco Casas Sustentáveis possui a meta de construir 4.500 casas sustentáveis, sendo 1000 unidades no Maranhão, 1000 unidades no Amazonas, 1500 unidades no Pará, 500 unidades no Amapá e 500  unidades em Minas Gerais. Atualmente o projeto está em fase de avaliação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: CDU