Movimentos de moradia buscam apoio da CDU para assegurar contratações do Minha Casa, Minha Vida – Entidades

Foto: Divulgação/ Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)

Entidades nacionais se encontram com parlamentares para garantir que seja feita a contratação das propostas selecionadas até 31/3

Foto: Divulgação/ Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)
Foto: Divulgação/ Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) intermediou, nesta terça-feira (12/3), encontro dos movimentos nacionais ligados à luta pela moradia com diversos parlamentares. O objetivo foi discutir pautas tidas como prioritárias para os representantes do setor, principalmente quanto à questão das contratações das propostas selecionadas do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (PMCMV-E). No final de novembro, após articulação da CDU, por meio da Presidenta Margarida Salomão e membros do colegiado, o Governo Federal havia assegurado essa contratação, que ainda não aconteceu.

Como o prazo para estas contratações encerra-se no próximo dia 31 de março, as entidades buscam apoio dos parlamentares para dialogar com o atual governo, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, para garantir a efetivação da política como foi prevista anteriormente, para contratação imediata de 36,1 mil unidades habitacionais. Na ocasião, ficou encaminhado que os parlamentares presentes deverão propor a criação de uma Frente Supraparlamentar para tratar da questão da moradia, no que diz respeito principalmente ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Participaram do encontro os seguintes movimentos nacionais:  Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).

A discussão foi mediada pelo Deputado Paulo Teixeira (PT/SP) e contou também com as presenças dos seguintes deputados:  Bonh Gass (PT/RS), Afonso Florence (PT/BA), Marcon (PT/RS), Nilto Tatto (PT/SP), Zé Neto (PT/BA), Carlos Zarattini (PT/SP), Helder Salomão (PT/ES) e Célio Moura (PT/TO).

Clique aqui e confira fotos do encontro dos movimentos de moradia com Deputados nesta terça-feira (12/3).

Fonte: Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados