Com verba liberada, construtoras esperam retomada dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida até amanhã

Incerteza em relação ao Minha Casa Minha Vida diminui confiança dos empresários sobre o programa. Fonte: Agência Brasil

Há contratos travados desde outubro de 2018

Está prometida ainda para esta quarta-feira (30) a liberação da verba do Minha Casa Minha Vida para destravar contratos de compra de imóveis em todo o país. A informação foi confirmada pela coluna Acerto de Contas.  A falta de recursos ameaçava o programa do Governo Federal.

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins explicou que ontem começou o que chamam de “empenho” dos valores e hoje o dinheiro já está na Caixa Econômica Federal. Agora, é uma questão interna de o banco para liberar.

— Na hora que abrir essa porteira, vai ser uma correria. Levará alguns dias para regularizar. Importante lembrar que agora saiu um pouco do dinheiro e não resolve todo o problema. Está para sair um decreto que regularizará tudo até dez de fevereiro, se Deus quiser — diz o presidente da CBIC.

A CBIC não sabe exatamente quanto será liberado. Martins lembra que há contratos suspensos desde outubro de 2018. O sistema que liberava o registro de financiamentos chegou a deixar de funcionar. Em alguns locais do país, houve protestos de construtores, que esperavam a regulamentação do orçamento para que os recursos do programa fossem liberados.

— Funciona assim: eu vendia para meu cliente, mas ele não conseguia assinar o contrato porque não tinha dinheiro para o subsídio, que varia conforme a faixa do Minha Casa Minha Vida.

Construtora com forte atuação no Minha Casa Minha Vida, a MRV utambém confirmou a liberação. A ideia é começar a operacionalizar já nesta quinta-feira (31). A coluna procurou a Caixa Federal, mas ainda não obteve retorno.

Fonte: Jornal GaúchaZH