BTG vê como positivo foco da Caixa para programa Minha Casa Minha Vida

O Banco BTG Pactual (SA:BPAC11) vê com bons olhos as declarações do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de que a banco irá priorizar os recursos para o programa Minha Casa Minha Vida. Para os analistas, a notícia é positiva principalmente para as construtoras de baixa renda.

No entanto, com a Caixa sendo menos agressiva nos financiamentos para os segmentos de média e baixa renda, esses contratos devem ficar mais dependentes dos bancos privados, que estão com um forte apetite por esses tipos de contratos. Dessa forma, a notícia é de negativa a neutra para empresas desse segmento.

Segundo Guimarães, os juros do MCMV são subsidiados e os juros para classe média estão num patamar mais elevado. Ele disse ter ficado incomodado com parte da imprensa que, segundo ele, distorceu suas palavras quando ele falou que os juros da classe média atenderiam as regras de mercado.

“O menor juros que existe no Brasil para crédito imobiliário é o do Minha Casa Minha Vida; você querer comparar Minha Casa Minha Vida com crédito imobiliário para classe média não é correto matematicamente. É óbvio que juros para classe média é maior; aí trocaram o que eu falei para dar manchete. É uma desonestidade intelectual”, disse ele após a cerimônia de transmissão de cargo na presidência do BNDES.

Fonte: Investing.com