Estudantes e recém-formados projetam habitação social no centro de São Paulo

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O desafio proposto aos alunos no 27º concurso do Portal foi criar uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida. A edificação deveria abrigar 200 famílias e contemplar 4 diferentes tipologias de apartamentos. O objetivo do concurso foi provocar a reflexão e a discussão dentre os futuros arquitetos acerca das condições precárias nas quais vive uma parcela significativa da população brasileira, e dos impactos desta situação nas cidades brasileiras. Neste concurso, além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também puderam integrar as equipes participantes.

Conquistou a primeira colocação o aluno Adalberto Leandro de Paula da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Equipe – 027366

 Os jurados elogiaram a praça criada no pavimento térreo e a forma como a equipe se preocupou em resolver a infraestrutura. Os jurados apontaram ainda a clareza e definição do conceito, e a forma como a proposta atendeu ao programa de necessidades de forma inovadora, podendo ser modificada durante o tempo.

A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos acadêmicos Artur Bernardoni, Natália Machado Capeletto, Camila Letícia Vier, Mariah Vieira Mafra da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí/SC e Leonardo Zanatta da Universidade de Passo Fundo – UPF – Passo Fundo/RS.

Equipe – 027293

Os jurados consideraram o projeto completo e parabenizaram a forma de explicação da proposta. Consideraram a solução funcional e a proposta estrutural condizentes com sua linguagem. Ainda, mencionam que o partido solucionou questões funcionais e estruturais do edifício de forma inteligente.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Caio Diniz de Farias e Juliano Bohrer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS.

Equipe – 027454

Os jurados consideraram a conceituação do projeto e sua apresentação completas, e destacaram os gráficos informativos da prancha.

Na condição de menção honrosa foi indicada a proposta do acadêmico Matheus Duarte Pardal da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS – Santos/SP.

Equipe – 027013

Os jurados elogiaram a solução funcional da proposta, e destacaram que a apresentação elucidou muito bem o conceito e o desenvolvimento do projeto.

Como menção honrosa a equipe formada pelos alunos Wemerson Silva Soares e Maria Luísa de Carvalho Viégas Machado da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Maceió/AL.

Equipe 027403

Para os jurados, o uso de cores na proposta é interessante. Com relação ao programa, os jurados reconhecem que a proposta segue o estipulado em edital e leva o tema a um patamar interessante. Ainda, entendem que “a solução adotada soluciona o desafio proposto com acertos, sua estrutura e funcionalidade traduzem bem o memorial”.

Ainda na condição de menção honrosa a equipe formada pelos acadêmicos Bertrand de Andrade Araújo, Lorena Nilzete Lima Cerqueira e Letícia Pires de Rezende Costa da Universidade FUMEC – Belo Horizonte/MG.

Equipe 027470

 Os jurados destacaram que a proposta entendeu muito bem o conceito de área social preconizado no edital, transformando-o em uma área viva.

O Concurso 028 do Portal Projetar.org será lançado nos próximos dias, com entrega prevista para meados de novembro. Acompanhe através das redes sociais e do portal www.projetar.org

 projetar.org

 

Fonte: CAU/BR