Paraná recebeu quatro edições do Curso de Capacitação em Regularização Fundiária

Foto: Divulgação/Curso de Capacitação| Na foto da esquerda para direita: Advogado, Filomeno de Abreu, Silvio Figueiredo, do Ministério das Cidades, Presidente e Diretora Presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul, Maria do Carmo Avesani Lopez, arquiteta Sophia Rachid, o Secretário Executivo da ABC, Nelson Nicolau Szwec e o assistente, Renato Rachid.

O público alvo foram servidores dos municípios do Oeste do Paraná

Com o apoio da Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnologico de Itaipu (PTI), a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) em parceria com a Urbalegis realizaram o Curso de Capacitação em Regularização Fundiária – Lei 13.465/2017, nas microrregiões de Cascavel, Foz Do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand no período de 18 a 29 de junho.

Os cursos foram divididos em quatro edições e ministrados em dois dias em cada microrregião. O público alvo foram servidores dos municípios do Oeste do Paraná com o objetivo de capacitação e aperfeiçoamento dos envolvidos acerca do tema a partir do conhecimento e experiência de profissionais que atuam no processo de regularização fundiária.

Foram aplicados três módulos sobre os aspectos técnicos e administrativos, abordagem jurídica, institucional e os aspectos registrários. Os professores responsáveis por ministrarem os módulos são a arquiteta Sophia Rachid e o advogado Francisco Filomeno de Abreu.

Toda a realização dos eventos teve a participação da ABC, da Itaipu Binacional e da Fundação PTI, que estiveram representados conforme o município por Helio Pereira Cury Filho da Itaipu Binacional, Marcio Thales da Silva da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, José Ruy Alexandre da Itaipu Binacional, Dino Schrutt, Vice Presidente da ABC, e também presidente da PROLAR, de Ponta Grossa,  Maria do Carmo Avesani Lopez, Presidente da ABC e também Presidente e Diretora Presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul, Nelson Nicolau Szwec, Secretário Executivo da ABC e Deloir e pelo Diretor Adjunto da Região Sul da ABC, Deloir Screnin Júnior.

A convite da FozHabita, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo, acompanhou os eventos de Cascavel e Foz do Iguaçu, participando dos debates e respondendo a questionamentos dos participantes.

O Curso

O Curso de Capacitação em Regularização Fundiária é realizado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pela Urbalegis, com o apoio institucional do Irib, a Cbic, a Confea e a Mutua.

Para mais informações sobre as próximas cidades que receberão o Curso de Capacitação em Regularização Fundiária acesse o site do curso ou pelo endereço de e-mail urbalegis.abc@gmail.com

Fonte: Curso de Capacitação