Ministério das Cidades realiza reunião para definir manual de Carta Geotécnica

Foto: Divulgação/ Fecomercio SP

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) do Ministério das Cidades promoveu, nos dias 17 e 18 de maio, a 4ª Reunião de Elaboração e Uso da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para tratar da confecção do manual de elaboração e uso da Carta Geotécnica. A abertura do evento contou com a presença do Secretario Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Santos, e do Diretor do Departamento de Gestão de Riscos e Reabilitação Urbana, Francisco Araújo Filho.

A elaboração do Livro Técnico tem como objetivo organizar orientações, conceitos, recomendações, metodologia e procedimentos para elaboração e uso da cartografia geotécnica de maneira objetiva, didática e acessível. Durante a reunião ficou definido o plano de trabalho preliminar, como o instrumento deverá ser usado para o planejamento territorial, prevenção de riscos e projetos de obras dos municípios beneficiados para que se torne possível fornecer orientações à comunidade técnica e aos gestores de governos municipais acerca do crescimento urbano de forma ordenada, e seguro para a população.

Estiveram presentes na reunião toda a equipe de elaboração do manual, o Gerente de Projetos, Wolnei Wolff, e o Analista Técnico, Pedro Henrique Lopes Batista do Ministério das Cidades. Além dos professores Roberto Quental Coutinho (UFPE), Frederico Garcia Sobreira (UFOP), Juan Antônio Altamirano Flores (UFSC), Kátia Canil (UFABC), Ricardo de Sousa Moretti (UFABC), Newton Moreira de Souza (UnB) e Carlos Geraldo Luz de Freitas (IPT).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades