Ministro reúne-se com representantes da indústria da construção civil para falar das ações da pasta em 2018

A reunião com representantes da CBIC tem como objetivo discutir o novo cenário da construção civil no país. Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades

A reunião com representantes da CBIC tem como objetivo discutir o novo cenário da construção civil no país. Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades
A reunião com representantes da CBIC tem como objetivo discutir o novo cenário da construção civil no país. Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, afirmou, nesta quarta-feira (07), durante Reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que as discussões com representantes da construção civil são fundamentais para melhorar as ações da pasta no setor.

“Estar aqui com vocês para podermos dialogar sobre os nossos objetivos para 2018 é importantíssimo para que a gente possa fazer desse diálogo uma ferramenta de melhoria por parte das ações e procedimentos que são atribuições do Ministério das Cidades”, disse Baldy.

A reunião com representantes da CBIC tem como objetivo discutir o novo cenário da construção civil a partir da Contribuição Sindical, bem como a nova forma de sustentabilidade financeira para as entidades da construção civil.
O ministro lembrou que foram feitas inúmeras reuniões com os representantes da indústria da construção com intuito de esclarecer e alinhar as medidas necessárias para promover a recuperação do setor.

“Discutimos vários temas, pautas como o licenciamento ambiental, mas fundamentalmente aquelas em que a gente consiga contribuir para que a construção civil possa se recuperar, ter medidas desburocratizadas e recursos suficientes para que nós consigamos, dentro dos programas de financiamento e de subsidio, alavancar projetos e obras que promoverão a renda e a recuperação de todos os empreendedores por todo o país”, explicou Baldy.

Apresentando um pouco dos objetivos da pasta para 2018, o ministro ressaltou a parceira com a Caixa Econômica e a obrigação do Governo Federal em promover medidas necessárias para a recuperação do setor nesse período de reconstrução econômica do país. “É um setor que gera muito emprego, promove renda, especialmente de forma descentralizada, então nós temos a obrigação, nesta reconstrução econômica do país, de promover uma agressiva recuperação do setor da construção”, declarou o ministro.

Alexandre Baldy afirmou ainda que o Ministério das Cidades possui as condições necessárias para promover a retomada do setor, por parte dos programas habitacionais, juntamente com a Caixa. “Nós temos as atribuições para induzir o setor nessa reconstrução econômica de 2018”, disse.

Presente na reunião, a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Socorro Gadelha, se colocou a disposição dos participantes e salientou a vontade do ministro das Cidades em trabalhar em equipe.

“Na gestão do ministro Baldy o objetivo é fazer acontecer. A pasta de vocês será muito bem-vinda nas reuniões e nos balizadores e programas que virão. O ministro determinou que a gente trabalhe em conjunto, então estamos à disposição quaisquer hora e dia para conversarmos e trocar ideias”, garantiu Socorro.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, agradeceu o empenho e a cooperação do MCidades. “Temos certeza que vamos conseguir trabalhar juntos, fazer grandes projetos e fazer com que o setor decole”, afirmou Martins.

Fonte: Ministério das Cidades