Ministério das Cidades envia representantes para participar de 9º Fórum Urbano Mundial

Representantes da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) do Ministério das Cidades estarão presentes na 9ª sessão do Fórum Urbano Mundial (World Urban Forum 9 – WUF9), realizado entre os dias 7 e 13 de fevereiro em Kuala Lampur, na Malásia. Com o tema “Cidades 2030, Cidades para todos: implementar a nova agenda urbana”, o encontro vai reunir atores envolvidos na gestão e planejamento das cidades para compartilhar conhecimento e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável.

A nona sessão do Fórum será a primeira sessão a ter como foco temático a implementação da “New Urban Agenda”, Nova Agenda Urbana aprovada em outubro de 2016 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) em Quito, Equador. O documento estabelece as orientações e diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, com foco na implementação da agenda e seu potencial enquanto ferramenta capaz de acelerar o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

SNH

Representando a SNH, a diretora de Urbanização, Alessandra d’Avila, irá apresentar a experiência do Programa de Urbanização de Assentamentos Precários durantes os assuntos abordados no painel sobre Assentamentos Informais e Urbanização de Favelas.

“O Fórum é um evento organizado pela ONU Habitat que pretende discutir, num momento em que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem em assentamentos precários, a importância do investimento na urbanização como condição para um desenvolvimento urbano sustentável. Nesse sentido, vou abordar a experiência do MCidades”, explica Alessandra.

A diretora disse que a ideia do evento é explorar áreas críticas em que os governos nacionais e locais deverão trabalhar conjuntamente e em parceria para entregar cidades mais sustentáveis e para todos. Para isso serão abordados temas chave para a NUA, os ODS e o Acordo de Paris.

Além dos eventos da programação oficial do evento, Alessandra representará o Ministério das Cidades em reunião do Fórum de Ministros e Autoridades Máximas do setor de Habitação e Desenvolvimento Urbano da América Latina e Caribe (MINURVI), que será realizado na Embaixada da Argentina, país que atualmente ocupa a presidência do grupo.

SNDU

A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Urbana da SNDU, Diana Motta, participará do evento abordando temas nas áreas de desenvolvimentos urbanos e ambientais em mesas redondas e net working events.

“A participação da SNDU permitirá a troca de experiências na área de desenvolvimento urbano entre os diversos países presentes, além de discutir programas e políticas urbanas relevantes a nível mundial, constituindo evento de importância política-institucional para o Ministério das Cidades”, afirma Diana. Ela garante que o Fórum é uma oportunidade estratégica para reunir todos os atores envolvidos na questão para tratar de temas cruciais, identificar e comprometer-se a implementar soluções concretas para os compromissos transformadores da NAU.

Sendo um tema estratégico da SNDU, a NAU está incluída no âmbito do Projeto de Apoio a Agenda Nacional de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ANDUS), feito em cooperação técnica com o Governo Alemão, por meio da Agência de cooperação GIZ. O objetivo do projeto ANDUS é implementar estratégias coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades e regiões metropolitanas. O Projeto também apoiará a incorporação das experiências brasileiras e internacionais de integração de sustentabilidade e enfrentamento da mudança do clima no planejamento e na gestão urbana.

9º Fórum Urbano Mundial – Organizado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos – ONU Habitat, o encontro reúne representantes dos governos nacionais, regionais e locais, organizações não governamentais, sociedade civil, profissionais independentes, instituições de pesquisa e acadêmicas, setor privado, instituições financeiras e de desenvolvimento, fundações, agências internacionais e das Nações Unidas.

Clique aqui para acessar a programação completa e demais informações sobre o Fórum Urbano Mundial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades