Governo do Estado recebe quatro prêmios no PPP Awards & Conference

Foto: Edson Lopes Júnior

A primeira PPP da Habitação do Brasil conquistou o 1º lugar na categoria Projeto Estadual do Ano. O Estado conquistou  outros três prêmios: Unidade de PPP do Ano, Ideia Inovadora do Ano e pela transparência de seus projetos

Foto: Edson Lopes Júnior
Foto: Edson Lopes Júnior

O Governo do Estado de São Paulo recebeu, na noite de terça-feira (21/11), quatro prêmios no PPP Awards & Conference: Projeto Estadual do Ano, Unidade de PPP do Ano, Ideia Inovadora do Ano e ainda levou o Prêmio de Transparência “Jorge Hage Sobrinho”. A premiação prestigia os trabalhos de PPPs – Parcerias Público-Privadas, desenvolvidos no Brasil, que se destacaram pelas boas práticas, qualidade, transparência e utilização eficiente de recursos públicos.

Nesta primeira edição da PPP Awards, foram inscritos 57 projetos de todo território nacional. A premiação está dividida em sete categorias: Unidade de PPP do Ano, Projeto Municipal do Ano, Projeto Estadual do Ano, Ideia Inovadora do Ano, Projeto do Ano, Concessionária do Ano e Órgão de Controle do Ano. Além destas, há também a entrega do Prêmio “Jorge Hage Sobrinho” à Unidade de PPP Mais Transparente do Ano.

A PPP da Habitação, viabilizada para o Centro da Capital, garantiu à Secretaria de Estado da Habitação o prêmio de Projeto Estadual do Ano, como a 1ª PPP de Habitação Social do País. O secretário Rodrigo Garcia recebeu pessoalmente o prêmio. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer à equipe, em nome da qual recebo esse prêmio, e também à homenagem feita pela PPP Awards. O prêmio é resultado do esforço realizado pelos servidores do Estado em servir bem a população”, disse, já com o troféu em mãos.

A primeira representante do Governo a ser chamada para receber a premiação foi Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Estado de Governo, que levou o troféu “Jorge Hage Sobrinho” de Transparência. Em seguida, a responsável pela Unidade de PPP do Governo do Estado, Isadora Chansky Cohen, recebeu o Prêmio de Unidade do Ano.

Tarcila Jordão, da International Finance Corporation, recebeu o prêmio de Ideia Inovadora do Ano em nome da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo. A empresa prestou assessoria técnica à agência, no Programa de Concessões Rodoviárias paulistas.

PPP da Habitação Centro
Este projeto prevê a construção de 3.683 moradias, sendo 2.260 unidades de habitação de interesse social e outras 1.423 unidades de habitação de mercado popular. As obras estão sendo realizadas pela empresa Canopus Holding S.A.

As primeiras 126 moradias da PPP da Habitação foram entregues em dezembro de 2016, na rua São Caetano, na região central da Capital. Estão em obras outras 1.202 unidades no Complexo Júlio Prestes, em frente à Sala São Paulo, e 91 apartamentos na alameda Glete. Também, estão em elaboração os projetos de 440 apartamentos que serão construídos em terrenos municipais, na rua dos Gusmões, e que foram repassados para o Governo do Estado no mês passado.

A PPP da Habitação busca repovoar e revitalizar o Centro Expandido da cidade de São Paulo, aproveitar a infraestrutura existente, ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. O projeto é dirigido à população que trabalha, com vínculo empregatício, na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por Programas Habitacionais da Secretaria da Habitação/CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo. Os investimentos da iniciativa privada em habitação, serviços e obras urbanas serão de R$ 900 milhões. A contraprestação do Estado será de R$ 465 milhões, divididos ao longo de 20 anos.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria da Habitação