Reunião da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC reuniu agentes financeiros e empresários para discussão do futuro do PMCMV

Fotos: PH Freitas/CBIC

O encontro ocorreu na última semana na sede da CBIC, em Brasília, e as novidades foram muito bem recebidas pelos empresários presentes

Fotos: PH Freitas/CBIC
Fotos: PH Freitas/CBIC

O diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes, informou o orçamento aprovado da Caixa para 2018 com proposta de R$ 50 bilhões para o FGTS e 19,5 bilhões para SBPE. O diretor afirmou que a proposta não levou em conta as medidas da Caixa para melhoria de ativos, e que, com essas ações, acredita que a Caixa não deverá ter problema com capital para o próximo ano. A informação foi dita na última reunião de 2017 para acompanhamento do PMCMV, ocorrida na quarta-feira (22), na Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em Brasília. A reunião contou também com a presença do Banco do Brasil.

Notícia muito bem recebida por todos foi o fato de os relatórios para acompanhamento de contrato de Pessoa Jurídica estarem disponíveis, por meio de internet Banking, a partir de janeiro/18.

Com relação ao Faixa 1 do PMCMV, foi apresentado quadro com informações sobre empreendimentos selecionados e prazos para contratação:

Fotos: PH Freitas/CBIC
Fotos: PH Freitas/CBIC

Na parte da manhã, em reunião com o Banco do Brasil, o assunto girou em torno da concessão de crédito. Lucio Bertoni, representante do Banco do Brasil, esclareceu que está em andamento estudo para uma série de melhorias na análise de crédito, que ainda não podem ser apresentadas. Ele adiantou que uma delas é a proposta para que o descumprimento do índice de cobertura em um determinado mês não impeça a liberação da parcela do mês vigente, mas apenas a do mês seguinte, caso a pendência do mês não seja resolvida até lá.

O Banco esclareceu ainda que a taxa de Interveniente Quitante poderá não ser cobrada, ou flexibilizada, mediante solicitação, caso o crédito do cliente não seja aprovado pelo Banco do Brasil.
Na ocasião, Lucio Bertoni reforçou a intenção do Banco de aumentar sua participação no mercado imobiliário no próximo ano.

A reunião de acompanhamento do PMCMV faz parte do projeto Continuidade e Melhoria dos Programas Habitacionais, da Comissão da Indústria Imobiliária  (CII), com a correalização do SENAI Nacional.

Fonte: CBIC