Organização social promove programa de sustentabilidade para Cohabs de SP

‘Cohab Sustentável’ já cadastrou 229 condomínios populares para mudar hábitos de moradores

O programa “Cohab Sustentável”, do Centro de Referência do Idoso, da Criança e do Adolescente, visita condomínios populares da Zona Leste de São Paulo e já cadastrou e orientou 229 deles para promover ações de sustentabilidade.

A organização social vai de porta em porta na tentativa de conscientizar os moradores e propor mudanças na estrutura das Cohabs. Primeiro, eles fazem uma rápida entrevista com o síndico para entender como o condomínio lida com questões de segurança e sustentabilidade e, depois, partem para as intervenções.

A OS cola cartazes com diversas orientações pelo condomínio e conta com o apoio de comerciantes locais para cumprir a missão. A ideia é mudar o hábito dos moradores, estimulando, por exemplo, a coleta seletiva de lixo.

“O principal objetivo do programa é implantar a logística reversa em conjuntos habitacionais, entendendo que os conjuntos habitacionais são grandes geradores de lixo (…) falando para o síndico incentivar os seus condóminos e até mesmo apresentando ferramentas para os síndicos no tocante da gestão condominial”, explica Daniel Cândido, idealizador do programa.

O programa existe há um ano e, por enquanto, focou os trabalhos nas regiões de Itaquera e Guaianases. A vontade dos idealizadores é, agora, estender a ação para todos os conjuntos habitacionais da capital. Hoje, só 2% do lixo produzido na cidade é reciclado.

O Centro de Referência do Idoso, Criança e Adolescente, uma entidade sem fins lucrativos, também oferece aulas de ballet, inglês, pintura em tecido para crianças, adolescentes e idosos que moram na Zona Leste. Os alunos pagam um valor simbólico, de R$ 20. A entidade tem nove anos e, por enquanto, não tem convênio com o governo. Saiba mais sobre os trabalhos nos telefones (11) 2518-2627; 9-6296-6032 ou 9-8300-6679.

Fonte: G1