MCidades recebe comitiva de chefes de tribos indígenas da Bahia

Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades

Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades
Foto: Divulgação/ Ministério das Cidades

O secretário executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurelio Queiroz, e o diretor do Departamento de Produção Habitacional, Daniel Ferreira, receberam, nesta quinta-feira (06), uma comitiva de sete caciques da Bahia. O encontro teve como objetivo a troca de informações a respeito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

Para o secretário, a vinda da comitiva é uma demonstração de interesse da população indígena. “É importante que as comunidades tradicionais, indígenas tenham o conhecimento de como podem se enquadrar no Minha Casa, Minha Vida, que possui critérios com prioridades para esse público”, afirmou.

De acordo com Daniel Ferreira, a principal demanda do grupo é sobre a forma como as sociedades indígenas podem ser beneficiadas pelo PMCMV. “Explicamos como funciona nosso atendimento em áreas rurais. Pedimos que verifiquem se existe alguma proposta já formulada que poderia contemplá-los e encaminhamos uma lista de entidades habilitadas para fazer parte do programa”, disse.

PNHR – O PNHR foi criado em 2009, com a finalidade de possibilitar o acesso à moradia para quem vive da agricultura familiar, do trabalho rural e também para as comunidades tradicionais. Para participar, o interessado deve procurar uma entidade organizadora, que irá formar grupos de beneficiários interessados junto ao operador financeiro.

Uma vez assinado o contrato, após a entrega do imóvel, o beneficiário irá dar como contrapartida um valor correspondente a 4% do valor do subsídio para construção/reforma/ampliação da unidade habitacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades