Construtoras e incorporadoras de São Paulo participam de seminário de capacitação para implantação do BIM

Fotos: Calão Jorge/Secovi-SP

Fotos: Calão Jorge/Secovi-SP
Fotos: Calão Jorge/Secovi-SP

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), e o Secovi-SP realizaram hoje (13) pela manhã o Workshop Implementação do BIM (Building Information Modeling), na sede do Sindicato da Habitação, em São Paulo. O evento tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídio à implementação da metodologia nas empresas do segmento da construção. “Hoje o BIM é a mais importante bandeira da COMAT/CBIC no que tange a investimento em inovação, com bons resultados, no curto prazo, para as construtoras quanto à melhoria da qualidade e produtividade”, ressalta o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos.

Fotos: Calão Jorge/Secovi-SP
Fotos: Calão Jorge/Secovi-SP

Marcaram presença no evento o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos; do vice-presidente do Secovi-SP, Carlos Borges; o diretor técnico da Sinco Engenharia e líder do Projeto Disseminação do BIM, Paulo Rogério Luongo Sanchez; do consultor BIM Rogério Suzuki; e dos representantes das empresas desenvolvedoras do BIM, que expuseram as diversas possibilidades de uso do BIM no mercado da construção. Este foi o sexto evento planejado para este ano.

Como parte do projeto de incentivo à adoção do BIM, a CBIC, no ano passado, tornou disponível à cadeia produtiva a “Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras” (http://cbic.org.br/bim/). As ações descritas estão contidas no projeto de disseminação do BIM, uma iniciativa CBIC e SENAI Nacional. Assinada por Wilton Catelani, a publicação é um passo a passo completo sobre a implantação da plataforma BIM. Está organizada em cinco volumes: Fundamentos BIM, Implementação BIM, Colaboração e Integração BIM, Fluxos de Trabalho BIM e Formas de Contratação BIM.

Fonte: CBIC