‘Minha Casa, Minha Vida’ tem mais de 30 mil obras paradas

Foto: Reprodução/ Bom dia Brasil - TV Globo

A maioria das 89 obras paradas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, no país fica em Mato Grosso, segundo o Ministério das Cidades. São 17 empreendimentos parados no estado, totalizando 6.560 unidades habitacionais, sendo que a maioria em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Os dados obtidos por meio da Lei de Acesso de Informação apontam que mais de R$ 1,3 bilhão já foi gasto com os imóveis que ainda não têm nenhuma previsão de quando vão ficar prontos.

O Ministério das Cidades informou que as mais de 33 mil unidades com obras paradas no país estão sendo analisadas pela Caixa Econômica Federal e que os empreendimentos ficaram parados por atrasos de pagamento, abandono de construtoras e invasões.

O atraso na entrega tem prejudicado os beneficiados com o programa, que aguardam ansiosos por moradia. Fabrícia dos Santos Alves se inscreveu em 2008 para concorrer a um dos cerca de 1.300 imóveis de três residenciais que estão sendo construídos em Cuiabá. Foi sorteada em fevereiro de 2015. A obra deveria ter ficado pronta em fevereiro do ano passado, mas até agora nada. A nova promessa é de receber as chaves da casa em setembro deste ano.

“A gente paga aluguel, tem criança pequena, é muito difícil ficar esperando. Quando sortearam falaram que já estava pronta e, se a casa não estava pronta, porquê sortearam?”, reclamou.

A futura casa da professora Mariane Lima, por exemplo, está abandonada, sem forro. A construtora responsável pela obra faliu. “Meu sentimento é de revolta, porque pagamos tantos impostos, temos esse direito de ter a casa própria e chega na hora e não temos”, afirmou.

O secretário de Habitação de Cuiabá, Djalma Sabo Mendes, disse que até o final deste ano 800 casas serão entregues. “Posso afiançar que, em cinco meses que estou à frente da pasta, as obras estão sendo executadas dentro do cronograma normal”, declarou.

Em Mato Grosso, 6.560 unidades estão com a entrega atrasada nos municípios de Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá.

 Confira a matéria completa aqui