Oficial da ONU-Habitat atesta melhorias imediatas levadas às grotas de Maceió

Serviços promovidos pelo Pequenas Obras, Grandes Mudanças reforçam dinâmica de inclusão por meio da urbanização. Fotos: Thiago Sampaio

Representante do programa, Alain Grimard, falou sobre sustentabilidade urbana para o jornal Gazeta de Alagoas, nesta terça-feira (2)

O Governo de Alagoas tem firmado parcerias importantes para expandir e qualificar ações de desenvolvimento urbano sustentável, como é o caso do convênio com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da ONU-Habitat. Nesta terça-feira (2), o oficial internacional sênior do programa, Alain Grimard, concedeu entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas e comentou sobre as melhorias proporcionadas pelo programa estadual Pequenas Obras, Grandes Mudanças nas grotas de Maceió.

“Sem dúvidas, o programa vem contribuindo para a melhoria de vida e cidadania dos moradores das grotas. Tivemos a oportunidade de conhecer o programa, na prática, em uma das comunidades e conversamos com alguns moradores. Pudemos ver as melhorias imediatas, sobretudo no tema da acessibilidade, para a população que vive nesses locais, principalmente para os idosos, crianças e pessoas com deficiência”, destacou Grimard em entrevista ao jornal.

Em quase um ano de atuação em Maceió, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças, da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), já beneficia 22 grotas com serviços de promoção de mobilidade urbana, permitindo a inclusão das comunidades ao cotidiano da capital. Durante as obras são construídas escadarias, passeios, pontilhões e muros de contenção, além da execução de serviços complementares como corrimão, meio-fio e canaletas.

O oficial internacional sênior da ONU-Habitat também ressaltou a importância da utilização de mão de obra local nos serviços executados para a inclusão produtiva. Por meio do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, 367 empregos foram gerados, sendo grande parte deles para moradores de comunidades carentes.

“O fato de o programa utilizar mão de obra local nas obras, por exemplo, já é um diferencial que colabora para a inclusão econômica e social, além de trazer o olhar de quem mora e vive aqueles desafios cotidianamente”, salientou.

A ONU-Habitat tem como missão proporcionar moradia adequada para todos por meio de monitoramento, avaliação e implementação de temas urbanos. Na capital alagoana, o programa tem atuado em parceria com o Governo do Estado desde outubro de 2016.

“Nossa expectativa de poder melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs de Alagoas, com a cooperação técnica do Governo do Estado, é muito alta”, afirmou Alain Grimard, além de pontuar que observando as experiências da ONU em outras cidades do mundo, percebeu que melhorias nas condições físicas de vida refletem também no bem-estar geral das comunidades. “São fortalecidas as redes locais de capital social e cultural, as oportunidades de geração de emprego e renda e a qualidade de vida”, exaltou.

Fonte: Agência Alagoas