SNH inicia curso à distância gratuito para apoiar municípios no mapeamento territorial

Foto: Divulgação/ Secovi-RN

Começa na próxima segunda-feira (24) a primeira orientação à distância GEO-MCMV, realizada pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH) do Ministério das Cidades, para auxiliar municípios no mapeamento territorial e planejamento de implantação de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. A orientação terá duração de seis semanas e será realizada em ambiente virtual de aprendizagem. O curso é gratuito.

Foram convidados a participar dessa primeira atividade de capacitação municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes, incluídos no Programa de Gestão de Risco e Respostas a Desastres da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades (SNDU) e com maior índice de vulnerabilidade social, conforme Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) http://ivs.ipea.gov.br/ivs/pt/home/.

A leitura do território será feita com a utilização de sistema de informação geográfica (SIG). A metodologia vai disponibilizar soluções baseadas em softwares livres e gratuitos. O material didático estará disponível em texto e vídeo, podendo os técnicos municipais contar com o auxílio de tutores da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os tutores também apoiarão a padronização das informações geográficas fornecidas pelos entes públicos locais como base para o mapeamento.

O objetivo do curso de capacitação é contribuir com a gestão do território municipal não só para a implementação da política habitacional, mas também para incentivar o uso das informações georreferenciadas nos municípios que ainda não dispõem desse recurso, e consolidar ainda mais os que já utilizam a tecnologia.

Clique aqui se você é um participante da primeira OAD GEO-MCMV ou tem interesse em conhecer os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do curso.

Fonte: Ascom/Ministério das Cidades