Seminário discute desafios das cidades inteligentes

Foto: Divulgação/ Demhab POA

O diretor-presidente da Procempa, Paulo Roberto Miranda participou, na terça-feira passada, 11, do seminário “Como transformar cidades brasileiras em Smart Cities?”. O evento, promovido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), reuniu no Teatro do CIEE, na Capital, convidados nacionais e internacionais que trocaram experiências sobre os desafios e possibilidades das cidades inteligentes. O diretor técnico, Michel Costa, também participou do evento.

Representando a prefeitura de Porto Alegre na abertura do evento, Miranda falou sobre a importância da discussão sobre as cidades inteligentes, considerando que essa não é apenas uma questão de tecnologia, pois apesar de ela estar disponível em diversos locais do mundo, é preciso ir além. “Construir uma cidade mais inteligente exige debate e entendimento do que é preciso mudar. As cidades que foram bem sucedidas nessa transformação têm como característica a mudança dos papéis que cada um tem na gestão da cidade. Não basta mais só ter um poder público que vai ser responsável e culpado pelos sucessos e fracassos. As cidades mais inteligentes têm sido construídas pelas pessoas que vivem nelas”, afirmou.

Conforme o presidente, esse processo de mudança não depende apenas do esforço do Poder Público, mas é preciso a parceria do setor privado, das universidades e de outros segmentos da sociedade, que unidos poderão ajudar a administração na busca de soluções. “Administração pública não consegue, sozinha, entender todos os problemas e encontrar todas as soluções para uma cidade mais humana, mais acolhedora e mais inclusiva, isso será possível com a colaboração de todos”, disse.

Conforme o diretor do Imed, unidade Porto Alegre, professor Alexandre Horn, a discussão é oportuna para a Capital, que já está passando por um processo de transformação. “Queremos colocar à disposição dentro desse contexto acadêmico uma discussão saudável, tanto na área política quanto econômica, para que efetivamente as cidades possam se tornar mais inteligentes, dentro de um contexto que não é apenas tecnológico, mas que apresente soluções simples e que possam afetar a vida no dia a dia das pessoas”, destacou.

Nomes como o consultor sênior da Baumann Consultancy Network, Renato de Castro, do arquiteto idealizador de projetos urbanísticos em Barcelona que são referência mundial, Carles Llop, e o comunicador social de Medelin (Colômbia) e palestrante em gestão pública, Jorge Melguizo, transformaram o evento em um espaço de convergência, debatendo com os demais convidados os desafios para as smart cities no futuro.

Fonte: Ascom Demhab