Dia Mundial da Água: construtora reutiliza o recurso natural nas obras do MCMV

Nas obras da MRV, o sistema de reutilização de água já é usado. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 22 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, muito se fala sobre não desperdiçar o recurso natural. Nos canteiros de obra do “Minha Casa, Minha Vida”, a prática já vem sendo adotada. A MRV Engenharia, por exemplo, implantou em suas construções sistemas para o reaproveitamento e coleta de água.

Somente em 2016, a companhia economizou mais de 73 mil m³ de água com a reutilização, o equivalente ao volume de 29 piscinas olímpicas. O reuso de água nos canteiros ainda representou uma economia de R$ 268 mil para a MRV.

– Orientamos todos os nossos colaboradores sobre a importância da economia de água e de energia elétrica. Acreditamos e investimos em iniciativas que respeitam o meio ambiente – disse José Luiz da Fonseca, gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da MRV.

Ele explica que o reaproveitamento de água nos canteiros acontece em diversas frentes. Em uma delas, por exemplo, a água pluvial é coletada por meio de pontos de drenagem que desaguam em reservatórios para armazenamento. Posteriormente, é destinada ao uso em sanitários. Já nos vestiários, a água drenada do ar-condicionado é reaproveitada nos banheiros.

A água usada na lavagem da área da betoneira – equipamento para misturar materiais da construção civil – é reutilizada após passar por um processo de decantação. O líquido, que anteriormente era descartado, agora é desviado para três tanques: o primeiro com a função de decantação dos sólidos maiores, o segundo decanta os materiais menores e o terceiro armazena a água.

– Esse sistema permite economizarmos a água que antes não tinha uso. Mesmo após a recuperação dos reservatórios, a MRV tem se empenhado para reduzir a utilização, eliminar o desperdício e reaproveitar ao máximo esse recurso tão fundamental – afirma Fonseca.

O engenheiro especialista em racionalização de energia David Gurevitz sugere às construtoras sempre coletar água de chuva. Outra dica é utilizar a água que cai dos aparelhos de ar-condicionado instalados nos escritórios administrativos e nas salas dos engenheiros, assim como a água que sai da pia.

– Essa água pode ser utilizada na limpeza e até no cuidado com os jardins. E se tratada, pode ser potável. São medidas simples, mas eficazes – garante.

Fonte: Jornal Extra