Ministério das Cidades tenta viabilizar a construção de habitacional em Noronha

Foto: Thamires Ferreira/SecHab
Foto: Thamires Ferreira/SecHab

A coordenadora dos programas sociais do Ministério das Cidades no Nordeste, Izabel Urquiza, procurou a Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab), nessa segunda-feira (13), conversar sobre o projeto que pretende viabilizar a construção de moradias populares no Arquipélago de Fernando de Noronha. No encontro, ficou acertado que o Ministério enviará os levantamentos de custo e as possibilidades de enquadramento a SecHab na próxima semana.

Para o secretário de Habitação, Bruno Lisboa, a parceria é fundamental para o processo. “Essa equipe multidisciplinar é uma ótima opção para contornar os entraves. A SecHab, através da Cehab, tem experiência no assunto e vai resolver em muitos aspectos”, pontuou Bruno. Segundo o secretário, o projeto tem potencial. “Sabemos a importância desta ação para os ilhéus e nós vamos correr para encontrar a forma mais rápida de viabilizar”, completou.

O secretário apontou uma possível parceria com a iniciativa privada como alternativa para os entraves econômicos do projeto. “Caso não seja possível viabilizar essa construção a partir de recursos públicos, nós poderíamos lançar uma parceria com algum segmento privado”, disse Bruno.

Na avaliação da coordenadora Izabel Urquiza, a reunião foi produtiva e positiva para as ações no arquipélago. “O projeto prevê a construção de mais 50 unidades na ilha. É um projeto que já existia, mas ele não conseguiu ser viabilizado. Agora, estamos unindo esforços para destravar esse processo, chegar a um denominador comum dentro das normas e dar uma velocidade a isso. Por que há uma demanda social muito grande na Ilha de Fernando de Noronha”, comentou.

Fonte: Blog do Jamildo/UOL