MTST protesta por melhorias na habitação e faz acampamento na Paulista

Manifestação do MTST sobe a Avenida Rebouças, em SP (Foto: Glauco Araujo/G1)

Manifestantes fecharam as duas pistas da avenida e montaram barracas em frente ao prédio da Presidência

Manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto protestaram nesta quarta-feira (15), em São Paulo, por melhoras no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O ato chegou à Paulista e fechou as duas pistas na altura da Rua Augusta. Parte deles montou tendas em frente ao prédio da Presidência, na altura da Rua Augusta.

O coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, disse que o acampamento ficará na via por tempo indeterminado. “Para nós seria melhor que viessem aqui os membros do governo e assinassem, assumissem o compromisso em papel passado em relação à moradia. É o que nós queremos”, disse Boulos.

“Agora, se não vierem, cada guerreiro e cada guerreira que está aqui hoje vai ter um novo endereço a partir dessa noite. Quem aqui um dia imaginou morar na Avenida Paulista. Se for preciso, é que nós vamos fazer.”

Os manifestantes também levaram um fogão, que foi instalado em uma das tendas. A entrada da estação Consolação do Metrô próxima ao acampamento foi fechada.

Protesto

O ato foi dividido em dois: um grupo partiu do Largo da Batata em direção à Avenida Paulista. O outro ia da Praça da República para a Paulista também. Ambos os grupos iriam se encontrar na Rua da Consolação, perto da Praça do Ciclista.

Depois, seguiram pela pista sentido Paraíso até o prédio da Presidência da República, na altura da Rua da Consolação. Lá, policiais militares fecharam a entrada do edifício. Os integrantes do ato cercaram os PMs. As duas pistas da avenida foram fechadas.

Segundo Boulos, havia cerca de 20 mil pessoas no ato que saiu do Largo da Batata e 7 mil no da Praça da República. A PM não tinha estimativa de público.Os manifestantes que saíram do Largo da Batata caminharam pela Avenida Rebouças, na pista sentido Centro. Os que seguiram desde a Praça da República caminharam pela Rua da Consolação, na pista sentido bairro. Ambos se encontraram na Paulista às 18h30. O ato terminou às 21h30.

Fonte: G1