Famílias removidas de área de risco recebem casas em conjunto da CDHU

Famílias comemoram a entrega de suas novas moradias. Foto: Divulgação/ Portal do Estado de São Paulo

Beneficiados são de Pedro Toledo, região de Registro, e agora residem em casas de alvenaria com sistema de aquecimento solar

“Escola, posto de saúde, mercado. Vou sentir falta do mato, mas estou feliz em meu novo lar”, afirma Rosângela Martins, 38 anos, antiga moradora do Bairro Santa Rita. Ela, seu marido e mais seis filhos fazem parte das famílias que vão morar nas 54 casas entregues nesta segunda-feira (13) pelo programa Morar Bem, Viver Melhor, da Secretaria de Estado da Habitação.

As famílias foram removidas de áreas de risco da Serra do Mar, em Pedro de Toledo, região de Registro, onde viviam sob risco de acidentes provocados pelas forças das chuvas e intempéries, e transferidas para o Conjunto Habitacional Pedro de Toledo C, construído pela CDHU (Companhia Paulista de Desenvolvimento Habitacional  e Urbano), ao custo de R$ 10,3 milhões.

As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Contam com sistema de aquecimento solar, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e cozinha, laje de forro, estrutura metálica para cobertura e esquadrias de alumínio, tudo com a infraestrutura e o padrão de qualidade CDHU.

O investimento faz parte do Programa de Recuperação da Serra do Mar que, desde 2007, já atendeu 5.884 famílias de seis núcleos da Serra do Mar (Pinhal do Miranda, Cota 95/100, Água Fria e Sítio do Queiroz). Desse total, 4.017 já estão assentadas em moradias definitivas, 1.232 foram beneficiadas com áreas de urbanização em seus locais de origem e 635 recebem auxílio-moradia. Outras 1.518 habitações estão sendo construídas em São Sebastião, Pedro de Toledo, São Vicente e Ubatuba e mais 884 habitações em Cubatão, que estão no papel e serão construídas em breve.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e o Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica, todos eles com objetivos ambientais e de proporcionar melhores condições de vida para as pessoas que vivem em áreas de risco, foram premiados com o “Selo de Mérito 2013” da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), pela contribuição na melhoria e qualidade das habitações de interesse social no país.

Fonte: SP Notícias/ Portal do Governo de São Paulo