No AC, lei cria sistema para controlar inscritos em programas habitacionais

Sihab deve criar bancos de dados digital com informações de beneficiários. Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (30)

Cadastrados poderão acessar andamento de processo pelo sistema (Foto: Quésia Melo/G1)
Cadastrados poderão acessar andamento de processo pelo sistema (Foto: Quésia Melo/G1)

A lei nº 3.213, que cria o Sistema Integrado de Habitação do Estado do Acre (Sihab), foi sancionada nesta sexta-feira (30) pelo governador Tião Viana (PT-AC). O objetivo do Sihab é criar um banco de dados digital que vai permitir a atualização, manutenção e controle de informações de beneficiários de programas habitacionais inscritos no Cadastro Habitacional Estadual. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A publicação determina que o Sihab deve manter a transparência e atualizar os dados frequentemente, além de possuir um sistema compatível com o cadastro habitacional do Ministérios das Cidades. No banco de dados deve constar informações como identificações de cotas, formação de grupos e sorteios. Os dados vão ficar disponíveis para consulta pública.

Os candidatos não devem pagar inscrições para participar de programas habitacionais e após realizar o cadastro vão receber uma chave digital para que tenham acesso irrestrito para acompanhar o andamento do processo e atualizar o registro.

A gestão executiva do Sihab deve ficar sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab). O sistema vai ser beneficiado pelo Fundo Estadual de Habitação e todas as atualizações de dados vão ser submetidas a aprovação do Conselho Estadual de Habitação.

Fonte: G1