COM A PALAVRA: Marcos Penido

marcos penidoColunista da Semana

Marcos Penido – Presidente Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU-SP)

500 mil moradias populares

O ano que passou transformou-se num marco para a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. No dia 2 de julho, a Companhia foi reconhecida com o Selo de Mérito Especial Edição 2015, por ter atingido a expressiva marca de 500 mil moradias para famílias de baixa renda.
O prêmio foi entregue pela ABC – Associação Brasileira de COHABS e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, durante o 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O encontro foi na cidade de Campinas, no interior paulista.
Além do reconhecimento nacional pela produção, a CDHU também tem se destacado pela qualidade e excelência do produto que vem sendo entregue à população de baixa renda. A Companhia prima pela qualidade, desde a concepção do projeto, prevendo ampla e geral acessibilidade. Projeta ainda itens como pé direito mais alto e ventilação cruzada, o que permite melhor conforto térmico às unidades. Na fase de construção, a atenção com a qualidade também é primordial. Respeitamos todos os itens estabelecidos em normas técnicas e fazemos o acompanhamento da execução dos serviços.
A CDHU foi a primeira empresa brasileira a implantar um programa de qualidade nas habitações de interesse social, por meio do programa QUALIHAB. Assim, a cada ano, as exigências sistemáticas de gestão e acompanhamento vêm sendo sempre aprimoradas para que o produto final garanta o objetivo maior desta Companhia, que é a garantia de moradia com dignidade.
Em 2015, também não se pode deixar de destacar o trabalho de combate à inadimplência. Com o comprometimento total dos funcionários, obtivemos uma queda recorde de inadimplência, que reduziu o índice para 13,7%. Houve ainda um aumento na arrecadação de prestações. Com isso, a Companhia mostra respeito na utilização dos recursos públicos.
Essa ação contínua permite à CDHU gerar recursos que, somados às emendas orçamentárias liberadas pelo governo estadual e pela Secretaria da Habitação, possibilitam aumentar a produção e ajudam a combater o déficit habitacional no nosso Estado. O resultado é que a Companhia é hoje um dos maiores agentes promotores de moradia popular do Brasil.