Facebook       Twitter

Pronunciamento do Programa Internacional de Cooperação Urbana para América Latina e Caribe: As cidades e o novo coronavírus

0

A crise detonada pelo novo coronavírus coloca em evidência a necessidade de respostas firmes e vigorosas de políticas públicas, demonstrando a enorme responsabilidade que recai na esfera pública governamental e, em particular, dos governos locais, estes responsáveis diretos pela gestão urbana e o funcionamento das cidades.  As prefeituras e administrações municipais estão diretamente conectadas com o bem-estar, saúde, segurança e prosperidade de seus cidadãos. Hoje, sabemos que a luta pela sustentabilidade de nosso planeta e a implementação de políticas mitigadoras e adaptativas às mudanças climáticas coloca em destaque o papel dos governos locais.

O protagonismo de prefeitos e prefeitas e das lideranças locais é catapultado nesse período de crise do Covid 19 a um patamar jamais visto.  Recaem sobre seus ombros e de suas equipes toda a responsabilidade pela formulação e implementação de políticas e estratégias de curto e médio prazos que mantenham a cidade funcionando e lidando com seus vários desafios, ao mesmo tempo em que se adotem medidas para enfrentar a pandemia.  Integrar ao invés de setorizar, maximizar ao invés de desperdiçar, cooperar ao invés de individualizar, prevenir ao invés de reagir, pensar global e agir local devem guiar as ações municipais.

Neste sentido, o Programa Internacional da União Europeia para a Cooperação Urbana para América Latina e Caribe (IUC-LAC) convoca prefeitos e prefeitas das mais de 400 cidades participantes da iniciativa para uma rápida e eficiente ação local, visando minimizar o avanço do vírus e da disseminação da doença Covid-19. As cidades estão melhor posicionadas para auxiliar a população na implementação de ações preventivas e, quando necessário, impor localmente medidas restritivas de interesse coletivo. É importante sempre seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de cada país.

Autoridades e governos locais devem orientar a população, via canais de comunicação disponíveis, em relação a sintomas, cuidados com a higiene e prevenção e, particularmente, quanto ao uso coletivo dos espaços públicos e de socialização, que deve ser minimizado durante este período. A luta contra a pandemia nas cidades será decisiva para garantir o bem-estar da população, a segurança e a recuperação econômica dos países.

Nossos parceiros e coordenadores nacionais nos diversos países em que operamos com ações climáticas como, por exemplo, a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a mais antiga entidade municipalista brasileira, estão atuando em apoio aos municípios, informando e provendo orientações aos dirigentes locais. Acesse.

Intercâmbio cidade-cidade e o Pacto de Prefeitos para o Clima e a Energia

A atual crise do COVID-19 afetou toda a agenda de trabalho do Programa IUC-LAC.  Viagens entre Europa e América Latina relacionadas ao intercâmbio cidade-cidade, assim como as atividades do Pacto Global de Prefeitos tais como seminários e congressos nacionais e capacitações presenciais foram todas canceladas e postergadas para o segundo semestre, levando-se em conta os cenários de normalização da situação no mundo, nos países e nas cidades.

Eventos na Argentina, Cuba, México e Peru, assim como os intercâmbios previstos para 2020 – Trujillo (Peru) / Pitesti (Romênia); Temuco (Chile) / Kavala (Grécia); Córdoba (Argentina) / Zagreb (Croácia); São Paulo (Brasil) / Milão (Itália); Viña del Mar (Chile) / Almada (Portugal); Cartagera (Colômbia) / Málaga (Espanha); Barranquilla (Colômbia) / Veletri (Itália); e Quilicura (Chile) / cidade da União Europeia ainda não definida – estão postergados até segunda ordem.

A coordenação do Programa IUC-LAC está trabalhando com datas alternativas para implementar essa agenda até o final do ano e estamos nos organizando para realizar nossos eventos, reuniões, seminários e webinars, de forma virtual, fazendo uso das várias tecnologias de informação e comunicação digital disponíveis e ao nosso alcance. Nossa equipe está à disposição para informações adicionais.

Em nome de toda a equipe do Programa IUC-LAC desejo uma rápida recuperação e normalização da vida em nossas cidades.

Claudio Acioly Jr
Diretor do Programa IUC-LAC
Brasilia – DF – Brasil

Fonte: Programa Internacional da União Europeia para a Cooperação Urbana para América Latina e Caribe

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com