Facebook       Twitter

Prefeitos paulistas recorrem à CDHU para ajudar desabrigados

0

O presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, Marcos Penido, recebeu nesta quarta-feira (6 de janeiro) o subsecretário de Estado de Assuntos Metropolitanos,Edmur Mesquita. Ele veio acompanhado de prefeitos e representantes de três municípios paulistas – Sumaré, Valinhos e Nova Odessa –, que enfrentam dificuldades com desabrigados devido às fortes chuvas do final de ano.

De acordo com Penido, a CDHU vai empreender todos os esforços para colaborar com os municípios. Existem projetos da Secretaria que poderiam contemplar alguns casos. Já em outros, segundo ele, será necessário que o município apresente o terreno para a construção de um conjunto habitacional que venha a atender à demanda específica de situação de vulnerabilidade.

Segundo a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, o município enfrentou uma temporada de chuvas muito fortes dias antes da virada do ano. Elas deixaram desabrigadas 800 famílias, que tiveram de deixar suas casas. “Agora, as famílias já retornaram para suas residências. No entanto, perderam tudo. Estamos buscando uma solução”, explicou.

O caso de Nova Odessa é semelhante. De acordo com o prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza, ao todo, 150 famílias foram atingidas pelas chuvas e estão em área de risco. Já em Valinhos, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Eduardo Matias, e o secretário de Obras e Desenvolvimento Econômico, Wilson Ventura, disseram que 22 famílias ficaram desabrigadas e outras 50 estão em área de risco.

Também participou da reunião o assessor parlamentar da Secretaria da Habitação Paulo Delgado. Segundo ele, os municípios devem apresentar os terrenos para a construção das novas moradias necessárias. “É uma pré-condição que as administrações disponibilizem áreas viáveis para a implantação dos conjuntos”, esclareceu. “Com a apresentação dos terrenos, uma equipe técnica da Companhia vai até o local fazer a avaliação e, sendo aprovados, poderemos dar prosseguimento”, completou Penido.

Fonte: ASCOM CDHU

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com