Anúncio foi feito na abertura da 11ª Caravana Federativa, em Belém. Foram autorizadas a contratação de 1.460 unidades habitacionais do MCMV e investimentos na urbanização do Canal do Tucunduba
Belém (PA) – O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta ultima quinta-feira (4) a contratação de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e novos investimentos em urbanização para o Estado do Pará durante a abertura da Caravana Federativa, realizada na capital paraense.
Outros anúncios também foram realizados pelo Governo Federal, como o apoio ao setor hoteleiro na preparação para a COP 30. O evento, que marca a 11ª edição da Caravana, visa promover atendimento, informação e cooperação entre a União, estados e municípios, contando com a participação de mais de 30 ministérios, seis autarquias, três bancos públicos e diversas empresas.
Entre os anúncios feitos, está a assinatura do Termo de Compromisso para a obra de urbanização e qualificação do Canal do Tucunduba, com um investimento de R$ 121,3 milhões.
Esse projeto tem como objetivo solucionar deficiências no sistema de drenagem pluvial, abastecimento de água, esgoto sanitário, além de promover a urbanização e mobilidade urbana. A iniciativa prevê a construção de 224 unidades habitacionais para o remanejamento de famílias que residem às margens do canal, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas em cinco bairros de Belém.
Em sua fala, o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou os esforços do Governo Federal em trabalhar em parceria com os entes federativos. “Hoje, com o retorno do PAC, só no Ministério das Cidades, estamos trazendo a urbanização da bacia do Mata Fome, a urbanização do Ariri-Bolonha e hoje assinamos, junto ao governador Helder, recursos da ordem de mais de 121 milhões de reais para a urbanização do Canal do Tucunduba”, destacou.
Outro anúncio importante foi a assinatura da Portaria de Autorização de Contratação de 1.460 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Belém e Ananindeua, com um investimento total de R$ 227,9 milhões. As moradias serão distribuídas em diversos residenciais, como o Residencial Tapanã, em Belém, e os Residenciais Santa Terezinha e Parque Ariri, em Ananindeua, beneficiando cerca de 5,8 mil pessoas.
“Do total de 22 mil unidades habitacionais para o Pará, serão acrescentadas hoje, nesta obra do Tucunduba, mais 288 unidades habitacionais”, afirmou o ministro. “Isso permitirá retirar aquelas famílias que estão nas palafitas ao longo do Tucunduba e levá-las para uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida.”
O ministro também teve a oportunidade de apresentar, em preparação para a realização da COP 30, ações recentes do Ministério das Cidades, incluindo a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Complexo do Ver-o-Peso, a renovação da frota de ônibus da Grande Belém, a construção do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim, a publicação de uma Instrução Normativa para facilitar o acesso ao crédito habitacional para famílias de baixa renda na região Norte e a retomada de obras com a iniciativa #BotaPraAndar.
O evento, aberto à sociedade, contou com a participação dos ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes), prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares estaduais e federais, representantes de consórcios e federações municipais e estaduais, além de lideranças dos movimentos populares de luta por moradia. A Caravana Federativa continua suas atividades no Pará até sexta-feira (5).
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades