Facebook       Twitter

MDR e Banco de Desenvolvimento realizam intercâmbio de experiências na área de habitação

0

Representantes das entidades participam de fórum conjunto de debates sobre programas e soluções habitacionais no Brasil e nas Américas

Foto: Divulgação MDR

Foto: Divulgação MDR

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram, nestas quinta (29) e sexta-feira (30) o Fórum Internacional de Habitação. O objetivo foi realizar uma rodada de debates sobre experiências envolvendo programas habitacionais em países das Américas.

Durante a abertura do Fórum, o secretário nacional de Habitação do MDR, Celso Matsuda, destacou que o intercâmbio de informações será benéfico para o Brasil. “Estamos reunindo servidores da Pasta e especialistas em áreas críticas de habitação e que podem agregar muito à nossa política pública. É, certamente, uma oportunidade ímpar para avançarmos nesse tema e possibilitarmos mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.

A chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Tatiana Gallego Lizón, destacou que a expertise da entidade está aberta ao governo brasileiro. “De nossa parte, estamos felizes em apoiar o desenvolvimento da política habitacional brasileira. Teremos uma intensa troca de experiências e podemos oferecer o que já aprendemos com nossa atuação em países como Colômbia, México, Chile e Uruguai. Todo esse conhecimento poderá ser aberto ao Brasil”, ressaltou Tatiana.

Já o representante do BID no Brasil, Hugo Flores Timorán, colocou o banco de fomento à disposição do governo brasileiro e se prontificou a acompanhar a aplicação da política habitacional do País.

Temáticas

Durante dois dias de debates, os representantes do MDR e do BID trocaram experiências e informações sobre o panorama brasileiro em habitação e ações desenvolvidas em outras nações das Américas. Foram apresentadas opções como a utilização de aluguel social como entrada para a aquisição do imóvel própria – iniciativa desenvolvida na Colômbia –, o subsídio estatal para aluguéis – projeto feito no Chile – e o aluguel social com opção de compra da unidade habitacional – em atuação nos Estados Unidos.

Reunião

Foto: Divulgação MDR

Foto: Divulgação MDR

Na manhã da quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, recebeu os representantes do BID. Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas à melhoria do programa de habitação social do Governo Federal.

“É muito oportuno que possamos dialogar com o BID. Nosso objetivo é tornar a política pública habitacional de interesse social mais efetiva e que possa garantir benefícios à população. Vamos trabalhar conjuntamente para que possamos alcançar resultados cada vez melhores daqui para a frente”, destacou Canuto.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com