Facebook       Twitter

MCMC volta para Rondonópolis (MT), com 1.440 moradias entregues e 1.152 que serão retomadas

0

Presidente Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, fizeram a entrega das chaves aos beneficiários do Residencial Celina Bezerra, que foi contratado há dez anos e conta com nove etapas

O Programa MCMV (Minha Casa Minha Vida) voltou para o Mato Grosso. Na manhã desta sexta-feira, dia 3, o ministro das Cidades, Jader Filho, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregaram 1.440 moradias da Faixa 1 do programa aos residentes de Rondonópolis. Outras 1.152 unidades terão suas obras retomadas e logo serão disponibilizadas à população. Contratado em julho de 2013, o residencial Celina Bezerra estava entre os 186 mil empreendimentos da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida que não concluídos até janeiro de 2023.

“Este é mais um capítulo do Minha Casa Minha Vida. Mais uma vez estamos vivendo este momento de tanta alegria, de tanta emoção, que é a entrega das chaves da casa própria para famílias brasileiras”, celebrou o ministro Jader Filho. “É o programa Minha Casa Minha Vida funcionando novamente, a todo vapor, com toda força! É mais um capítulo nessa história vitoriosa e que pertence ao povo brasileiro. Vamos festejar e vamos nos emocionar”.

Somente em fevereiro, mês do relançamento do programa, o governo federal fez a entrega de 2.745 unidades habitacionais, nos Estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná.

Jader Filho enalteceu o trabalho do corpo técnico do Ministério das Cidades para fazer o Minha Casa Minha Vida acontecer. “O Ministério das Cidades não mede esforços. Seus profissionais e técnicos trabalham incessantemente e estamos a cada dia vencendo etapas. O Minha Casa Minha Vida é prioridade absoluta do governo Lula. E, aqui em Rondonópolis, não é apenas a casa, não. Os imóveis que estão sendo entregues hoje estarão providos com estação elevatória de esgoto, poço artesiano, emissário de esgoto e drenagem de águas pluviais. Isso significa um investimento ainda maior para garantir mais qualidade de vida, segurança e bem-estar aos moradores do conjunto habitacional”, afirmou.

Emocionado, o presidente Lula destacou a alegria de realizar mais essa entrega do Minha Casa Minha Vida. “Saio de Rondonópolis com orgulho e a cabeça erguida por ver a felicidade das pessoas que receberam a chave da casa. Ganhar uma casa é quase uma bênção de Deus”, afirmou o presidente.

Helen Cristina da Silva Rocha, que é cadeirante, foi a primeira beneficiária a receber das mãos do presidente Lula as chaves do seu apartamento, um dos 44 que são adaptados para PCD (Pessoas Com Deficiência). Ele foi o fim de uma espera de dez anos. As famílias de Celina Alves da Silva, Jordelino Mendonça da Silva, Carina Souza Herculano e Valter da Conceição também receberam as chaves das mãos do presidente e de Janja Lula da Silva, do ministro Jader Filho e da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

Jordelino e sua esposa são surdos. “Estou muito feliz! Esperei anos por isso. Eu sonhava e sabia que um dia esse sonho iria acontecer”, agradeceu o beneficiário, com o apoio de uma intérprete de Libras. Carina, por sua vez, ficou cega quanto tinha 14 anos. “Só para vocês saberem, as casas têm acessibilidade. Ela vai poder se movimentar tranquilamente. É preciso que a gente leve em conta as dificuldades que as pessoas têm. Precisamos garantir que as pessoas vivam bem dentro das casas”, afirmou Lula.

As 1.440 unidades entregues em Rondonópolis nesta sexta-feira referem-se às etapas 1, 2, 3, 8 e 9 do Residencial Celina Bezerra. Já a retomada de obras será feita nas etapas 4, 5, 6 e 7, paralisadas desde junho de 2017. As tratativas estão sendo realizadas pelo Banco do Brasil, agente financeiro da obra, com o objetivo de contratar uma nova construtora. A conclusão dessas etapas permitirá realizar o sonho da casa própria de mais 1.152 famílias de Rondonópolis.

Os apartamentos do residencial Celina Bezerra possuem 46,55 metros quadrados de área privativa e 44 unidades do residencial são adaptadas. O empreendimento conta com poço artesiano, drenagem de águas pluviais, estação elevatória e emissário de esgoto. No local, estão disponíveis escolas, creches, unidades básicas de saúde, centro esportivo, obras de pavimentação, iluminação pública e reservatório de água potável.

RETOMADA – Criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2009, o Minha Casa Minha Vida foi retomado pelo governo federal, por meio do Ministério das Cidades, no dia 14 de fevereiro. O maior programa de habitação do Brasil tem como meta contratar dois milhões de novos empreendimentos até 2026.

Voltado à ampliação da oferta de moradias para atender às necessidades habitacionais, principalmente da população mais carente, nas suas diversas formas de atendimento, o MCMV tem por finalidade promover o direito à cidadabia e moradia. O programa é voltado para as famílias residentes em áreas urbanas e rurais, associado ao desenvolvimento urbano e econômico, à geração de trabalho e de renda e à elevação dos padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população.

Sob gestão do Ministério das Cidades, o Minha Casa, Minha Vida oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo até um determinado valor.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação do Ministério das Cidades

https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/minha-casa-minha-vida-volta-para-rondonopolis-mt-com-1-440-moradias-entregues-e-1-152-em-retomada-de-obras

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com