No dia 29 de julho, o assessor do Governo de Rondônia, Francisco Enzo Rodrigues de Souza, acompanhado da coordenadora Estadual de Habitação, Pâmela Trajano Oliveira e da coordenadora Estadual de Habitação, Clécia Suely Paz Lisboa, chegaram à Boa Vista (RR) para conhecer os programas estaduais de habitação “Aqui Tem Morar Melhor” e “Aqui Tem Dono”. Ambos executados pela Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima).
“Ficamos sabendo desses programas através de pesquisas. Vimos que eles foram premiados e decidimos vir conhecê-los”, disse Enzo, referindo-se às duas premiações do “Aqui Tem Morar Melhor” (2022 e 2023) e do “Aqui Tem Dono” (2023), no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS.
Com o intuito de expandir os benefícios destas ações para outros estados, a Companhia forneceu todas as informações solicitadas.
O diretor de Habitação, Rodrigo Avila, e o procurador, Pedro Bento Neto, fizeram palestras do programa de reformas detalhando-o sobre a implantação, o respaldo legal, as formas de atendimento ao público-alvo, a contratação das empresas, a fiscalização das obras até a entrega do benefício às famílias. Também foi explanado o funcionamento do “Aqui Tem Dono”, de regularização urbana.
No último dia da visita, na sexta-feira, 02 de agosto, Maria Dantas, levou o grupo para conhecer algumas obras concluídas. Foram visitadas residências nos bairros São Bento, Aracelis e Senador Hélio Campos.
No São Bento, a idosa Anemilza, falou sobre a satisfação de ter o piso da sala e quarto da casa revestido de cerâmica. “Era piso mesmo e agora está melhor para mim com a cerâmica. Tenho problema na minha perna e era ruim para andar. Agora está melhor”, disse a senhora.
No bairro Aracelis, a moradora Elizabeth Figueiredo, que está inscrita nos critérios de prioridades como pessoa em risco social, agradeceu a reforma completa de seu banheiro.
“Esperei uns meses para eles chegarem, mas quando começou, terminaram em 4 dias, relatou. Eu agradeço porque ficou muito bom o meu banheiro”, relatou.
Depois de mais algumas visitas, o grupo foi ao palácio Senador Hélio Campos onde se encontrou com o governador, Antonio Denarium, que destacou a importância do programa “Aqui Tem Morar Melhor” em estipular critérios de prioridade. “Atendemos famílias de baixa renda, idosos, mulheres chefe de família, mulheres vítimas de violência”, falou.
Pâmela Trajano disse que foi muito proveitosa essa visita a Roraima. “Vimos como esse programa é importante para as pessoas. Uma mulher que tinha problemas na perna e agora pode ter sua casa na cerâmica mostra como se pode fazer pelas famílias. Estamos trocando experiências de programas que promovam a qualidade de vida dos necessitados”, concluiu.
Por Marco Aurélio Rodrigues