Foram fechados acordos no total de R$ 735 mil, no período
Realizado pela prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Defensoria Pública do Estado, o programa ReguLAR, completou nesta sexta-feira, 3, um ano de atendimentos a mutuários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Foram realizados 20 mutirões em comunidades com 425 acordos fechados, ao todo, e também foram renegociados cerca de R$ 735 mil em dívidas de mutuários.
Ressaltou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado: “Esse projeto só existe porque foi concebido dentro do Demhab. O ReguLAR foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, e por meio de emendas foi melhorado. Tudo o que estamos vivendo é uma construção entre o Poder Executivo, Poder Legislativo e as comunidades. Estamos entrando, agora, no segundo ano de negociações”.
No bairro Farrapos o 21º mutirão deve acontecer ainda em fevereiro, em data a definir. “O ReguLAR foi pensado com objetivo de beneficiar as famílias que enfrentavam dificuldades em regularizar suas moradias. Em um ano de parceria, vivenciamos com a população muitos momentos felizes, pois essa atuação em esforço conjunto vem proporcionando segurança habitacional de que todos precisam,” de acordo com a Defensora Pública e coordenadora da Câmara de Conciliação, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher, ressaltando que a iniciativa leva dignidade e cidadania para milhares de pessoas.
Pagamentos de dívidas em atraso, quitação antecipada do saldo devedor e regularização da titularidade do contrato são as três formas de negociação que o programa ReguLAR possibilita aos mutuários. Em fevereiro de 2021 o primeiro acordo aconteceu. O programa foi contemplado com o Prêmio Selo de Mérito Especial, da Associação Brasileira de Cohabs, em dezembro de 2022.
O Demhab possui 107 empreendimentos, nos quais moram 36 mil pessoas, atualmente. 14 mil mutuários são inadimplentes desse número, . É necessário realizar agendamento via Whatsapp: 51 99332-8954 ou pelo e-mail: regular@demhab.prefpoa.com.br para os que desejam renegociar débitos e ainda não há data prevista para atendimento na sua comunidade.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre