Facebook       Twitter

Agehab adota protocolo de segurança rigoroso nos canteiros de obras

0

Em cumprimento às medidas de combate à pandemia decretadas pelo Governo de Goiás, Agehab reforçou ações de controle nas obras de construção de moradias

This slideshow requires JavaScript.

A construção de moradias por administração direta da Agência Goiana de Habitação (Agehab) segue com adoção de medidas de segurança sanitárias rígidas nos canteiros de obras, em cumprimento às normas do decreto estadual nº 9.645, de abril último, que instituiu medidas de combate à pandemia, e às recomendações das organizações de saúde de prevenção à disseminação do novo coronavírus. A Agehab também oficiou os parceiros do programa de moradia do Governo de Goiás para que adotassem todas as medidas de prevenção nos canteiros de obras.

Entre as atividades consideradas essenciais, por ser de interesse social, a construção de moradias é um dos setores que ajudarão a impulsionar a economia no pós-pandemia. “Cumprimos rigorosamente as medidas decretadas pelo governador Ronaldo Caiado no combate à pandemia, assegurando que as normas estabelecidas sejam seguidas em nossas obras, que visam atender famílias de baixa renda e que aguardam pelas moradias. Estamos atentos à execução dos cronogramas de obra sem descuidar da proteção à saúde dos trabalhadores. A conclusão das obras é uma prioridade, além dos esforços que temos feito para contratar mais moradias. Celebramos este mês vários convênios. Este é um setor vital para a recuperação econômica do País”, frisa o presidente da Agehab, Eurípedes do Carmo.

O gerente de Obras e Fiscalização da Agehab, Himerson Farias, destaca que os trabalhadores são monitorados quanto ao uso correto dos dispositivos de segurança, como a máscara, o distanciamento e a medição da temperatura. Segundo ele, os engenheiros encarregados pelas obras têm sido vigilantes em relação aos novos quesitos de segurança durante a pandemia.

Em Água Fria, por exemplo, no Entorno do Distrito Federal, município que ainda não registrou nenhum caso de Covid-19, a construção pelo Governo de Goiás de 62 unidades habitacionais no Residencial Água Fria está sendo executada com novos parâmetros de segurança. Todos os trabalhadores têm a temperatura medida antes de entrar para o canteiro de obra, com uso obrigatório de máscara e distanciamento físico entre os membros da equipe.

O engenheiro civil Danilo Machado Raya, responsável técnico pela obra, salienta que foi feito planejamento para manter o distanciamento adequado, com uma equipe de pedreiro e servente por unidade habitacional. Também é mantida regra de distanciamento no refeitório e na entrada e saída da obra. O álcool em gel foi disponibilizado no canteiro, com reforço educativo para manuseio das máscaras e higienização correta das mãos. Trabalhadores do grupo de risco estão em isolamento em casa.

Atualmente a Agehab possui duas obras por administração direta. Além de Água Fria, também em Damianópolis, no Nordeste Goiano, com 112 unidades habitacionais em construção. Estas obras sofreram interrupção porque as construtoras contratadas abandonaram o empreendimento e foram acionadas na Justiça pela Agehab, que decidiu retomá-las com execução própria. Em Damianópolis, a obra foi reiniciada nesta segunda-feira (1/6), com o mesmo esquema de segurança. A previsão de conclusão dessas obras é até o final do ano.

Em parceria com os municípios e construtoras são mais 4.139 moradias em andamento, com previsão de entrega de 3 mil unidades até dezembro deste ano, a maioria no Entorno do DF, onde está concentrado o maior déficit habitacional.

Fonte: Agência Goiana de Habitação (Agehab)

Share.

About Author

Leave A Reply

Powered by themekiller.com